A vacina também foi liberada para idosos institucionalizados com 60 anos ou mais
A Secretaria de Saúde anunciou nesta quarta-feira(04) a ampliação da segunda dose de reforço da vacina contra covid-19 para idosos com 70 anos ou mais e também em idosos institucionalizados acima de 60 anos. O anúncio foi feito após a chegada de 8.708 doses de vacinas contra a Covid-19 na última terça-feira. A imunização começa nesta quinta-feira (5) em sete pontos.
Na terça-feira, a Divisão de Imunização da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica recebeu um total de 6.708 doses da Pfizer e outras 2 mil da AstraZeneca. No mesmo carregamento, outras 1,5 mil doses de Pfizer pediátrica foram entregues.
De acordo com o secretário de Saúde Marcus Curvelo, a Nota Técnica recomendando a ampliação da quarta dose (segunda reforço) para as faixas etárias, foi publicada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (02).
“No documento, a pasta orienta, preferencialmente, a utilização do imunizante da Pfizer, porém, também podem ser usadas as vacinas da Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. Outra orientação é relacionada ao intervalo entre a terceira e quarta dose, que deve ser de quatro meses”, explica Curvelo.
Para receber o imunizante, não é preciso se cadastrar. Basta que o idoso vá a um dos postos de vacinação disponibilizados pela Secretaria de Saúde. É necessário a apresentação do cartão de vacina, assim como o CPF ou o cartão SUS. No caso dos idosos asilados em Instituições de Longa Permanência – ILPIs, os agendamentos serão feitos previamente pela Divisão de Imunização.
Postos de vacinação:
Centro de Saúde Coletiva
Hipershopping Petrópolis, no Alto da Serra
Drive Thru, no Parque Municipal, em Itaipava
Supermercado Extra, no Quitandinha
UBS Itamarati
ESF Posse
ESF Menino Jesus de Praga