• Secretário de Saúde vai à Câmara explicar dados do painel covid

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/04/2021 02:00

    “Se ainda há 10% de leitos de UTI vagos (como a prefeitura informa no painel covid) como as pessoas estão nos procurando apelando por vagas?”. A pergunta é do vereador Gil Magno e chega bem tardiamente porque tem mais de um mês que temos perguntando exatamente a mesma coisa, ecoando o que a população vem questionando porque está sofrendo na pele.  Recentemente, segundo Gil Magno, uma pessoa morreu esperando vaga e outro só conseguiu internar depois de cinco dias.  E teve caso em que o painel constava com 83% de ocupação de leitos de UTI, em Petrópolis,  mas um paciente atendido na UPA seria transferido para o Rio.

    Anota aí!

    Aloísio Barbosa, secretário de Saúde, acabou marcando para quarta-feira uma reunião com os vereadores para explicar dados como esse. Preparamos uma listinha para ajudar nossos vereadores a perguntarem ao secretário: porque não tem vagas se o painel informa que tem? Quais os dados técnicos epidemiológicos que embasam a tomada de decisão de medidas restritivas? Porque não foi feito lockdown de 21 dias como ele mesmo defendia?  Qual o índice de isolamento social na cidade?

    Nada impede

    Uma das falas para defender a gestão interina de Hingo Hammes contra a cobrança de falta de projetos de longo prazo é a “não sabemos quanto tempo estaremos à frente da prefeitura, aí não dá para planejar”. Partisans gostariam de saber onde está escrito, em qual legislação se encontra expressa a proibição para que mandatos interinos deixem de planejar a médio e longo prazo.  Ainda mais um mandato interino que já anunciou que é candidato se houver eleições suplementares.

    Cargos em comissão

    O governo federal editou uma medida provisória que estabelece, sem aumento de despesas, novos critérios gerais para ocupação dos cargos em comissão e funções de confiança na União. São eles idoneidade moral e reputação ilibada e perfil profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo. Também não podem ocupar estes cargos pessoas inelegíveis por lei. 

    Muitos sem formação

    Mas, porque estamos tocando no assunto? Porque Petrópolis tem a Lei da Ficha Limpa, de autoria do prefeito interino Hingo Hammes, mas pode ter também uma nova lei que garanta a contratação de pessoas com formação compatível com o cargo. Porque o que não faltam são aberrações, inclusive no atual governo, de pessoas sem qualquer formação acadêmica comandando equipes onde é necessário expertise para tal.  Quem sabe algum vereador que não tenham uma infinidade de nomeados no governo possa abraçar a causa?

    E que clique maravilhoso de Bruno Mello da 16 de Março, uma das mais tradicionais ruas comerciais da cidade.

    Redução das emergências

    É o tema que vem sido já discutido na Câmara de Vereadores. São cinco hoje as emergências na cidade, mas na visão dos parlamentares não adianta manter tudo aberto se não há médicos atendendo.  Mauro Peralta foi bem sincero: “não sei se num ano eleitoral, com prefeito interino vamos ter foca pra fazer isso, mas no próximo ano é nossa obrigação”.

    Presentes?

    O vereador Marcelo Lessa lançou o desafio: qual deputado federal esteve visitando hospitais e pontos de apoio da covid em Petrópolis? Isso porque ano que vem, eleição chegando, a cidade dá pelo menos 110 mil votos a candidatos de outras cidades.

    Contagem

    Petrópolis está há 114 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Moda e empreendedorismo

    Dias 29 de abril e 5 de maio, o projeto Abrace, do Cefet/RJ campus Petrópolis, vai realizar o Ciclo de Rodas de Conversa “Empreender com moda: criação e tendências”. O evento, que é voltado para empreendedores que trabalham com moda e criação de roupas e acessórios, acontecerá em ambas as datas às 19h30, de forma online. As inscrições para o Ciclo, que são gratuitas, individuais e por evento, estão abertas a partir do link http://bit.ly/inscricoesabrace.  

    Evasão escolar

    Se nossos governantes, interinos ou não, não estiverem pensando nisso, deveriam: a evasão escolar pós-pandemia. Já se discute em esfera nacional por organismos de apoio à educação e população em situação de risco que principalmente adolescentes depois de um ano, um ano e meio longe dos bancos escolares, não vão voltar. 

    Ainda o asfalto

    Saindo agora a intervenção de R$ 35 milhões de asfalto, o que seria uma boa notícia – inclusive para deixar o prefeito interino Hingo Hammes bem na foto – acaba que está se tornando uma dor de cabeça para a prefeitura. Serão 59 ruas, um total de 277 quilômetros de pavimentação, mas já dá polêmica pelos distritos terem sido limados e porque ruas bem conservadas (ou menos piores) terão o recapeamento enquanto outras em petição de miséria foram deixadas de fora.

    O próximo Leia Mulheres vai debater a obra de estreia da premiada escritora nigeriana Ayòbámi Adébàyò: “Fique comigo”. Ambientado na Nigéria, o romance apresenta o casal Yejide e Akin, que narra a história de seu casamento e os riscos de seu fim. O encontro acontecerá no dia 5 de maio, às 19h, pelo aplicativo Google Meet.  Os interessados em participar devem solicitar o link do evento por meio das redes sociais – Leia Mulheres Petrópolis no Instagram e  grupo Leia Mulheres Petrópolis-RJ no Facebook

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas