• Secretário conquista carimbo da Estrada Real

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/06/2022 12:58
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Após três anos, Secretário conquistou o selo da Estrada Real. A região conta, agora, com um carimbo que moradores e turistas podem usar nos passaportes disponibilizados para quem faz o trajeto do Caminho Novo. A novidade foi oficializada no último dia 03 de junho.

    “É uma verdadeira vitória! Secretário foi aprovada para ser um dos 12 pontos de carimbo da Estrada Real – a maior Rota Turística do país. Nós integramos o Caminho Novo, que foi criado em 1.722, pela família real portuguesa, para ser a rota mais segura até o porto do Rio de Janeiro. Principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio. O trajeto tem 515 km de extensão e vai de Ouro Preto, em Minas Gerais, ao Porto Estrela, em Magé. Muitos podem achar se tratar apenas de um carimbo, mas foi árduo conquistá-lo e tenho certeza que isso atrairá ainda mais turistas”, disse Dann Mattos, criador do Circuito Turístico de Secretário.

    O passaporte é emitido pelo Instituto Estrada Real. Em Petrópolis ele pode ser retirado no Centro de Informações Turísticas CIT, todos os dias de 9h às 18h, na Praça da Liberdade. Já o carimbo está disponível no posto de gasolina, que funciona 24h, na Estrada de Secretário, número 5850, em Pedro do Rio. O carimbo tem a gravura da Escola Barros Franco, prédio que faz parte da história da localidade e dos moradores.

    Em Petrópolis, além da Praça da Liberdade, o passaporte pode ser carimbado na Pousada 14 Bis, na Rua Buenos Aires, e no Centro Cultural Estação de Nogueira, na Avenida Leopoldina, em Nogueira.

    “O fato de eu ter conseguido o Prêmio Nacional de Turismo, lá em 2019, ajudou muito para o desenvolvimento turístico da região e mais ainda para conseguir este carimbo”, disse Dan.

    Sobre a Estrada Real

    De acordo com dados do Instituto Estrada Real, ela é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região. A história da estrada teve início em meados do século XVIII, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

    Sobre Secretário

    No século XVIII Secretário, em Petrópolis, foi uma sesmaria que pertencia ao secretário da Câmara da Capitania do Rio de Janeiro, que deu origem ao nome do então vilarejo. Ele tinha sido designado a manter o caminho que ligava as Minas Gerais ao Rio, e combater os contrabandos. Com o tempo foram surgindo pelo caminho grandes fazendas e a região foi crescendo. A região ainda conserva as características rurais, mas tem se adaptado também aos novos tempos.

    Últimas