Secretaria de Saúde vai manter vacinação contra a gripe em 40 postos
A Secretaria de Saúde vai manter, a partir de segunda-feira (25.06), a imunização contra a gripe nos 40 postos que participam da campanha de vacinação. Até o momento, foram aplicadas 65.088 doses da vacina, sendo 69% do público alvo imunizados. No município, 93 mil pessoas fazem parte do público alvo da campanha e a expectativa da Secretaria de Saúde é de que 90% deste público seja imunizado. No ano passado, foram vacinadas 77.923 pessoas o que representou 82,63% da meta de imunização.
“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe. Já estamos no inverno e, para facilitar o acesso da população, manteremos a vacina disponível nas 40 unidades e ampliando para outros grupos, conforme orientação do Ministério da Saúde. O objetivo é que toda população que precisa tomar a vacina esteja protegida”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
A partir de segunda-feira (25), a vacinação, no município, será ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. Devem ser vacinados, ainda, idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos (com apresentação de indicação médica), profissionais da Saúde e professores. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também podem ser imunizadas, mas devem apresentar indicação médica.
As crianças de seis meses a cinco anos de idade e as gestantes, que estão entre os grupos prioritários mais vulneráveis à gripe, registram baixos índices de vacinação, com cobertura de apenas 44,5% e 48,6%, respectivamente, em Petrópolis. Entre os subtipos do vírus influenza os mais frequentes em humanos são: A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, que podem ser prevenidos com a vacina e com medidas simples de higiene.
“A gripe pode ser provocada pelo vírus Influenza, e se agravar entre a população mais vulnerável à doença. A vacinação é a forma mais segura e eficaz para prevenir a gripe e suas complicações e, por isso, é essencial que as pessoas procurem os postos para se vacinar”, destaca o secretário de Saúde, Silmar Fortes.
A diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger alerta que a imunidade contra a doença ocorre somente entre 10 a 15 dias após a aplicação da vacina. Ela lembra que a transmissão da gripe ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar, e alerta para os cuidados.
“A transmissão da gripe pode ocorrer pelo contato com pessoas infectadas, por isso, as mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção, como manter as mãos sempre limpas, utilizar álcool gel; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe", pontua.
O atendimento nos 40 locais de vacinação está disponível de 8 às 16h – com intervalo de 1h para almoço. Os postos não vão funcionar nesta sexta-feira (22.06), ponto facultativo, retornando em horário normal na segunda (25.06).
Clique aqui para ver a lista de postos de vacinação.