Secretaria de Estado de Saúde dá orientações para se proteger da Covid-19 durante o feriado de ano novo

  • 31/12/2021 15:28

    A alegria do reencontro com familiares e amigos deu o tom das festas de fim de ano. Mas para aproveitar o atual momento com segurança é preciso reforçar a atenção e respeitar as medidas sanitárias essenciais que ajudam a manter o atual cenário epidemiológico do estado. Para alertar a população sobre os cuidados e evitar o contágio pelo Coronavírus, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, faz um alerta: a medida mais importante do combate à pandemia é a vacinação.

    -A melhor orientação que podemos dar é estar com a vacinação em dia. Quem ainda não tomou a segunda dose precisa ir o quanto antes a um posto de vacinação para colocar o esquema vacinal em dia. Assim como quem já está em tempo de tomar a dose de reforço deve fazer o mais breve possível. Somente dessa forma e mantendo as medidas de proteção, como uso da máscara e lavagem das mãos, você pode garantir maior proteção aos seus familiares e amigos – explica o secretário.

    Quem tiver sintomas gripais deve suspender imediatamente os planos de festas e viagens. Pessoas que apresentarem sintomas devem procurar uma unidade de saúde para identificar ou descartar se é Covid-19 e evitar contato com outras pessoas por 10 dias após o primeiro dia de sintomas.

    • É importante reforçar que a pessoa só deve viajar se estiver sem sintomas. No caso de sentir algum sintoma de síndrome gripal, cancele os planos. Lembre-se de que você pode levar a doença para seus amigos e familiares – reforça Chieppe.

    Se estiver tudo bem com a sua saúde e você for viajar, fique atento aos cuidados fundamentais para sua viagem:

    Esteja com a vacinação em dia e leve seu certificado na carteira. Ele poderá ser exigido em hotéis, restaurantes e locais turísticos dependendo do local da viagem.
    Lave as mãos com água e sabão ou use álcool gel 70% com frequência.
    Utilize máscara de proteção facial em locais fechados e também em ambientes abertos com aglomeração.
    Leve na mala máscaras suficientes para fazer trocas, especialmente se perceber que a sua máscara em uso está úmida.
    Se o veículo de transporte usado na viagem permitir, mantenha as janelas abertas.
    Em ambientes públicos com alta circulação de pessoas, como rodoviárias, aeroportos, restaurantes e lanchonetes na estrada, por exemplo, mantenha sua máscara o tempo todo, inclusive nos banheiros.
    Se for comer nesses locais, procure uma área aberta e mantenha uma distância de um metro e meio de outras pessoas para poder retirar sua máscara com segurança.
    Caso você vá se hospedar em hotéis, procure saber se o estabelecimento respeita as normas sanitárias.

    Últimas