• Secretaria de Educação sofre ‘intervenção’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/08/2021 02:46

    A secretária de Educação, Márcia Palma, foi surpreendida ontem com o chefe de Gabinete, Fábio Junior, de mudança, de mala e cuia para a pasta. Se instalou fisicamente na secretaria e vai despachar de lá, além, é claro, de ver de mais perto as questões da secretaria como falta de merenda e de pessoal o que ocasionou a crise na Educação com o prefeito interino Hingo Hammes anunciando retorno às aulas presenciais – que seria hoje – e tendo de recuar.

    Faixa de Gaza

    O clima na pasta não podia ser pior com a intervenção branca. A secretária se sente desvalorizada e os funcionários não sabem a quem tratam como líder.  E a crise ainda está longe de ser revertida. Há quem aposte que as aulas retornam aos trancos e barrancos apenas com crianças lanchando e ficando mesmo as três horas diárias que haviam sido anunciadas. A correria agora é para ver se pelo menos para 2022 abre-se o ano com tudo em ordem e escolas funcionando normalmente.

    Crise na Educação

    Com escolas fechadas por falta de merenda e pessoal, a Educação vive hoje na gestão interina de Hingo Hammes uma das piores crises da história. Analistas dizem que é pior do que as greves de professores nos governos Bernardo Rossi e Rubens Bomtempo. Nestas ocasiões pais de alunos ainda ficavam contra os professores que cruzaram os braços. Agora não existe esta terceira figura para o problema recair, ficando claro apenas que é uma questão de (falta) de gestão.

    Horta comunitária

    Paulo César, um dos moradores do conjunto habitacional da Posse, junto com a esposa, Marina Prima, arregaçaram as mangas e fizeram uma horta comunitária no condomínio.  Conseguiram apoio de um professor da UFRJ e da Fazenda Vira Mundo. Prepararam a terra, separaram canteiros, cultivaram as sementes e cuidaram diariamente do espaço. Resultado: já iniciaram a colheita de alimentos que são repartidos entre as famílias.

    Taí o Paulo Cesar, um dos responsáveis pela horta comunitária do conjunto habitacional da Posse, mostrando (olha o tamanho!) das primeiras beterrabas colhidas no espaço.

    Petrópolis cheia

    No final de semana Petrópolis estava bem cheia de turistas, tanto no Centro Histórico quanto nos distritos. Mas, tava tudo correndo bem: distanciamento nos restaurantes, todos usando máscaras… tudo tranquilo, sem aglomeração.  O que mostra que quem sofre são os trabalhadores com os ônibus lotados e terminais idem para atender… os turistas que chegam à cidade de carro, sem riscos.

    Vergonha

    Nos pontos turísticos o que estragou foram as carcaças abandonadas na porta do Cremerie. A Tribuna denunciou em suas páginas de Cidade, apelo feito pelo ex-comandante da Guarda, Jeferson Calomeni. Mas, não custa falar que a situação está assim há meses. E a operação reboque continua apenas flagrando motoristas com documentos em atraso…

    Vai piorar

    E se segura, que vai ter mais: Detran e PM anunciaram que vão fazer operações conjuntas. Prometem focar na bandidagem, mas também vão verificar veículos irregulares e motoristas não habilitados. Deve se somar às operações reboque da Prefeitura, aquela que só vem punindo motoristas com documentos atrasados.

    Bolão

    O vereador Marcelo Lessa disse que é um novo homem: ‘estou me polindo e policiando”. Disse que ele que está calmo, tranquilo e cordato. Partisans abriram um bolão: vai durar 15 dias. Quem quiser casar algum é só entrar em contato.

    Governo estagiário

    “A culpa é do estagiário!”. Quem nunca ouviu essa frase, uma brincadeira feita nas empresas. Pois, então. Agora passou a ser usado na administração pública. Diz um Partisans, gaiato que só ele, que a falta de merenda e de pessoal que deixou as escolas fechadas é culpa do ‘governo estagiário’, uma referência ao interino Hingo Hammes.  

    Contagem         

    Petrópolis está há 235 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    E as calçadas?

    Tá ficando bom o asfaltamento no Bingen. São várias ruas com nova pavimentação como a principal do bairro, a Paulo Hervê. Aquele asfalto novinho deixou em evidência… as calçadas! Quando tava tudo ruim a gente não notava, agora que o asfalto melhorou salta aos olhos as calçadas esburacadas.

    Sem desculpa

    A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei prevendo que o relatório de gestão e metas do quadrimestre sejam entregues ao legislativo cinco dias antes das audiências públicas realizadas em maio, setembro e fevereiro. Isso porque só chegava em cima da hora e era o argumento para a baixa presença de vereadores – na última apenas dois compareceram.   Mas já vamos avisando: esperamos que todos os 15 vereadores estejam na sessão e que participem, afinal, terão recebido com antecedência os dados.  E até onde sabemos não existe matéria mais importante que fiscalizar a gestão financeira. E façam perguntas pertinentes. A gente vai acompanhar.  Depois não reclamem.

    Essa pintura de foto é da grife de José Renato Lisboa Cordeiro: Palácio Amarelo iluminado, um escândalo de lindo.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas