• Secretária de Educação falta à convocação para explicar atrasos nos salários de RPAs e estagiários

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/out 17:39
    Por Wellington Daniel | Foto: Arquivo

    A secretária de Educação, Cecília Pinheiro, não compareceu à convocação da Câmara Municipal de Petrópolis, marcada para esta segunda-feira (21), onde deveria esclarecer os atrasos nos pagamentos de profissionais contratados pelo regime de RPA (Regime de Pagamento Autônomo) e estagiários. A convocação, solicitada pela vereadora Júlia Casamasso (PSOL), foi aprovada por 11 vereadores. Além dos atrasos, Pinheiro seria questionada sobre o chamamento dos aprovados no concurso público de 2022 e sobre a denúncia da demissão de uma estagiária que reivindicou o pagamento em dia.

    Em meio à crise na pasta, o governo municipal anunciou uma nova mudança. Nesta terça-feira (22), o prefeito Rubens Bomtempo (PSB) informou o retorno de Adriana de Paula ao cargo de secretária de Educação. A antiga titular havia se afastado devido ao período eleitoral, em que tentou uma vaga na Câmara Municipal, mas não foi eleita.

    Ausências são frequentes

    Esta não é a primeira vez que membros do governo municipal faltam a convites e convocações da Câmara. Diretores da CPTrans e da Comdep também já foram convocados, mas não compareceram à Casa Legislativa.

    Leia também: Prefeitura alega que Bomtempo e secretários não compareceram à Câmara, pois documento não teria data e horário

    Para justificar a ausência de Cecília Pinheiro, a Prefeitura enviou um ofício com um parecer da Procuradoria do município. A vereadora Júlia Casamasso informou que o documento chegou às 16h30, apenas meia hora antes da sessão, marcada para 17h.

    “Estamos lidando com denúncias graves e recorrentes sobre atrasos nos pagamentos de estagiários e RPAs. Profissionais estavam presentes na Câmara aguardando respostas da secretária, que não vieram. Explicações precisam ser dadas para a população e para esses profissionais”, afirmou Júlia.

    Um dos profissionais que aguardava as explicações conversou com a equipe da Tribuna. Trata-se de um professor, contratado como RPA, que prefere não se identificar por medo de represálias. Ele relatou que o salário deste mês só foi depositado na última semana.

    “Atrasa todas as contas, e as contas vêm cobrando juros, mas o salário atrasado não. A gente se endivida mais a cada mês”, reclamou o professor.

    Vereadora não concorda com justificativa

    Para justificar a ausência, a Prefeitura alegou que a convocação abordava múltiplos temas e que a vereadora não respeitou o prazo para um requerimento de informações anterior. Além disso, citou o período eleitoral como motivo para o não comparecimento da secretária.

    “Quero deixar claro que não concordo com esses motivos. Se o Executivo estivesse verdadeiramente comprometido com a transparência, a secretária não precisaria ser convocada para esclarecer esses pontos”, declarou a vereadora, que afirmou que vai solicitar uma nova convocação.

    Atrasos continuam sem explicações

    Os atrasos nos pagamentos são frequentes. A Tribuna de Petrópolis recebe mensalmente denúncias de estagiários sobre o problema. Outros vereadores também têm cobrado explicações da Prefeitura, mas, até o momento, não há uma justificativa clara sobre a demora nos pagamentos.

    Leia também: Secretária de Educação é convocada pela Câmara para explicar atrasos nos salários de estagiários e RPAs

    A Prefeitura foi questionada novamente nesta terça-feira (22) sobre os atrasos e a falta de transparência no tema, mas não havia respondido até a última atualização desta matéria.

    Últimas