• Sebrae/RJ apresenta Polos Gastronômicos de Petrópolis e Teresópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/08/2017 16:05

    O Sebrae/RJ apresentou nesta segunda-feira (21), em Itaipava, os Polos Gastronômicos de Petrópolis e Teresópolis, este último já atuando desde 2014 no município. Em Petrópolis, o lançamento do polo está previsto para o dia 26 de setembro. As inciativas, que contam com as parcerias locais do Convention Bureau e das Prefeituras Municipais, foram divulgadas aos empresários durante a realização do Fórum Sebrae na Mesa, que acontece até esta 3ª feira (22). O objetivo do Sebrae/RJ com os Polos é criar uma identidade gastronômica local, baseada em produtos regionais.

    Na abertura do Fórum, a coordenadora Regional do Sebrae/RJ, Cláudia Pacheco, ressaltou que o Fórum faz parte do Programa Sebrae na Mesa, desenvolvido pela instituição, e “voltado ao desenvolvimento de soluções empresariais para o segmento com foco no aprimoramento da capacidade produtiva, comercial e promocional”. Hoje, o Sebrae/RJ possui 34 polos no estado, sendo 22 no interior. Na primeira palestra do dia, o chef paraense Thiago Castanho falou sobre a história gastronômica da sua família e sua experiência à frente de três restaurantes. Na sequência um talk show com os empresários dos Restaurantes Miam Miam e Oui Oui, Danni Camilo; Sushimar, Francisco Dantas; e La Trattoria, Guilherme Pautasso, abordou questões práticas do dia a dia dos restaurantes, como gestão de equipes, atendimento e inovações para superar a crise.

    Polos de Petrópolis e Teresópolis

    O Polo de Petrópolis já reúne 19 empresas, entre elas, restaurantes, pousadas, hotéis e fornecedores do setor e está aberto a novas adesões. “O trabalho começou em 2015 no município e agora ganha força com a adesão de novos empresários do setor e do Poder Público. Mas o Sebrae está de portas abertas para a adesão de novas empresas”, explicou a analista do Sebrae, Renata de Paiva Bento. A cidade de Petrópolis, além da tradição turística, possui outros atrativos, como um grande potencial gastronômico, além de uma cadeia de fornecedores fortalecida, com 100 produtores orgânicos, por exemplo, e 20 cervejarias, já sendo apontada como capital estadual da cerveja.

    O empresário Marcos Muller, do Duettos Café e Bistrô, é um dos participantes do Polo e comemora este lançamento que o Sebrae, junto com os empresários e parceiros, vem tentando implementar há algum tempo. “Retomamos o projeto com uma equipe engajada, cada um fazendo a sua parte, e com o Sebrae na orientação. Petrópolis sempre foi referência e já passou da hora termos um polo. Esperamos que o polo cresça e represente o trabalho que estamos fazendo na nossa região”, afirmou.

    Quem também comemora a criação do Polo é a chef Ana Salles, da Batata Retrô. Ela também concorda que várias iniciativas nunca saíram do papel, mas que a região tem um valor turístico muito grande e uma gastronomia rica. “Este grupo está muito unido e todos pensando em soluções e ações para desenvolver esta gastronomia local”, acrescentou.

    A coordenadora estadual do Programa Sebrae da Mesa, Louise Nogueira, parabenizou as duas iniciativas, lembrando que a criação do Polo de Petrópolis era um desejo antigo, de pelo menos seis anos atrás. “Não tínhamos como desistir pela importância e representatividade da gastronomia da cidade”, disse.

    Em Teresópolis, o Polo já é um sucesso desde 2014, quando foi criado, e conta com a participação de 21 empresas.  Representando o Polo, a empresária Vania Baddini, do restaurante Don Phillipe Massas, fez um balanço da atuação do polo desde sua criação. Após a finalização do planejamento estratégico, segundo ela, vários eventos e ações já foram realizadas pelo Sebrae, entre elas, oficinas, consultorias, missões técnicas e capacitações, um total de 34 ações e a participação de 190 pessoas, entre empresários e funcionários. “Fazemos reuniões quinzenais e não temos um líder ou um presidente. Todos falam, não existe hierarquia. E acredito que a união dos empresários da cidade neste setor é o que tem feito o sucesso do Polo”, afirmou.

    Os interessados em participar dos Polos podem procurar o Sebrae em Petrópolis (24-2237-0062) ou em Teresópolis (21-2643-5484).

    Sessão de Negócios

    O Fórum Sebrae na Mesa terá continuidade no dia 22, a partir das 9h, quando será promovida a Sessão de Negócios, que tem o objetivo de aproximar fornecedores dos compradores da cadeia produtiva, onde as micro e pequenas empresas poderão iniciar contatos para realização de novos negócios. “Essa é a oportunidade para o empresário se capacitar, conhecer tendências para o setor e realizar parcerias com outras empresas”, disse a analista do Sebrae, Renata de Paiva Bento.

    Programação

    Data – 22/08/17

    08:30h – Café da manhã de boas-vindas

    09:00h às 12:00h – Sessão de Negócios

    12:00h – Almoço / Brunch

    14:00h – Sustentabilidade na Gastronomia – Érica Monteiro

    15:00h –  Inovação e Gastronomia – Mirella Marchito Condé

    16:00h – Coffee Break

    16h30h – Comunicação no Atendimento – Bares e Restaurantes – Mônica Simas

    18:00h – Encerramento


     

     

    Últimas