• Sebrae oferece consultorias online gratuitas para os micro e pequenos empreendedores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/04/2020 12:29

    As micro e pequenas empresas passam por um momento complicado, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Para ajudar a economia do Estado do Rio, a partir desta quarta-feira (22), o Sebrae Rio começa a oferecer consultorias online gratuitas para as MPEs. Para se inscrever o empresário precisa fazer apenas um cadastro no portal especialcoronavirus.rj.sebrae.com.br.

    Para o Gerente de Inovações e Soluções do Sebrae Rio, Marcelo Weber, as consultorias vão contribuir para a economia do Estado do Rio “Fizemos uma pesquisa e constatamos que 55% das empresas estão fechadas. Isso comprova que a maioria não estava preparada para uma crise como essa. A nossa atuação é ajudar na manutenção de empregos e evitar que essas empresas quebrem. Trabalhamos em um cenário de auxílio para 2500 mil micro e pequenas empresas do Estado do Rio. Se conseguirmos atingir esse número vamos manter mais de 7500 mil empregos”.

    O projeto

    A iniciativa conta com um orçamento de R$ 500 mil do Sebrae Rio. Essas consultorias tem vagas limitadas e são  exclusivas para as micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro. Todo esse atendimento será gratuito e o empresário não precisará arcar com nenhum custo.

    Pensando nas principais questões envolvendo as MPEs, o projeto ficou dividido por duas temáticas. O primeiro tema, baseado nos assuntos multissetoriais estão subdivididos em finanças, marketing digital, planejamento empresarial e legislação trabalhista. O segundo tópico, pautado por temas setoriais estão distribuídos em alimentação fora do lar, beleza, moda e turismo.

    Leia também: Sebrae dá 450 soluções para pequenos negócios enfrentarem crise

    Como participar

    O empresário acessa o portal especialcoronavirus.rj.sebrae.com.br e faz um cadastro gratuito. Depois, ele vai clicar na aba “quero consultoria online”. Após esse primeiro contato, um analista do Sebrae Rio fará contato e indicará a consultoria mais adequada para o enfrentamento da crise. De forma escalonada, as consultorias serão de seis horas, divididas em quatro encontros virtuais, com foco na identificação do problema, proposta de solução e monitoramento dos resultados.

    No primeiro encontro, um especialista contratado pelo Sebrae Rio irá identificar oportunidades e as principais necessidades da empresa. Depois, um plano de ação será apresentado para as MPEs. Após sete dias, a instituição irá monitorar os resultados alcançados pela empresa. Passados 15 dias do último contato, um analista do Sebrae Rio fará o monitoramento das medidas aplicadas e identificar possíveis novas necessidades.

    Cada empresa pode participar de uma consultoria individual e de uma coletiva, com no máximo cinco empresas participantes.

    Site Especial

    Desde o início da crise, o Sebrae Rio realizou uma força-tarefa que conta com a mobilização de todos os seus colaboradores para a realização de um atendimento 100% remoto por WhatsApp (96576-7825), redes sociais, Chat, E-mail, além da criação de um novo portal totalmente voltado para apoiar o micro e pequeno empreendedor no período de crise.

    O site conta com orientações de especialistas, consultoria online, legislação e informações diversas para os pequenos negócios. Todo esse conteúdo foi pensado para que o empresário encontre a solução mais adequada para superar essa fase. Em um mês, cerca de 23 mil empreendedores fizeram cadastro e mais de 1800 empresas já pediram atendimento online de um especialista do Sebrae Rio.

    Leia também: Pequenos negócios que se adaptam conseguem ampliar faturamento durante a crise

    Últimas