Sebrae capacita Agentes Locais de Inovação para o programa Brasil Mais

14/jan 15:12

O programa Brasil Mais, iniciativa do governo federal que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da produtividade e competitividade da economia, contará com o reforço de 534 novos Agentes Locais de Inovação (ALI), a partir de fevereiro. A capacitação, promovida pelo Sebrae em formato 100% online, dura quatro semanas e será finalizada no dia 29 de janeiro. Após a conclusão do curso, esse grupo se juntará a outros 482 ALI que já estão prontos para atuar junto às empresas de micro e pequeno porte no âmbito do programa. Ao todo, serão 1.016 Agentes Locais de Inovação que deverão atender cerca de 105 mil empresas até o final de 2022.

Os ALI são bolsistas do CNPq, graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar nas micro ou pequenas empresas de comércio ou serviços, com o objetivo de promover a inovação para reduzir os custos e/ou aumentar o faturamento. “A capacitação que o Sebrae aborda temas como gestão de micro e pequenas empresas, inovação e empreendedorismo. Eles também recebem orientações das unidades estaduais do Sebrae, o que permite a adequação da metodologia aplicada para cada ecossistema empresarial”, enfatiza o gestor de Projetos de Inovação do Sebrae Nacional, Marcus Vinicius Bezerra.

Durante quatro meses, os ALI acompanham de perto a realidade das micro e pequenas empresas atendidas pelo programa. “Eles identificam problemas, ajudam na identificação dos anseios dos consumidores e na criação e implementação de inovações”, ressalta Marcus. Todo o atendimento dos bolsistas é feito sem custos para a empresa. Pesquisa recente do Sebrae identificou que 81% das empresas atendidas pelo programa conseguiram conquistar novos clientes e que uma a cada três conseguiu reduzir os custos da empresa em até 20%.

Sebrae e Brasil Mais

O Programa Brasil Mais é uma ação coordenada pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, e é desenvolvida em parceria com Sebrae, Senai e ABDI para oferecer apoio técnico e consultorias para empresas brasileiras até dezembro de 2022. O Sebrae atua no projeto para ajudar os donos de pequenos negócios a aumentarem a produtividade e a competitividade das suas empresas e deve atender 125 mil negócios durante a execução do programa.

Além do atendimento do programa ALI, o Sebrae apoia o Brasil Mais com fornecimento de manuais de melhores práticas produtivas e gerenciais, e-books, cursos de capacitação, ferramentas de autodiagnóstico para avaliação de maturidade das empresas relacionadas às práticas produtivas, gerenciais e digitais.

Últimas