• Sebrae abre 65 vagas para qualificar pequenos negócios que atuam com energia renovável

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/02/2021 16:36
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Segundo o Ministério de Minas e Energia, cerca de 45,3% da energia brasileira é gerada por fontes renováveis, entre elas, a energia que utiliza de células fotovoltaicas para a geração de energia elétrica. Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar demonstra que a capacidade instalada no país saltou de 4,6 para 7,5 gigawatts, em 2020, puxada por um aumento de 2,2 GW só da chamada geração distribuída – sistemas instalados em telhados, fachadas de edifícios e pequenos terrenos, por exemplo. Essa potência é suficiente para iluminar 3,7 milhões de domicílios. No segmento de geração distribuída, são 4,4 GW da fonte solar fotovoltaica, que representam R$ 20 bilhões em investimentos acumulados espalhados pelas cinco regiões do Brasil. A tecnologia solar é utilizada atualmente em 99,9% de todas as conexões de geração distribuída no país, liderando com folga o segmento (Absolar).

    Para apoiar ainda mais o setor, o Sebrae Rio abre inscrições para o projeto “Competitividade Setorial Energias Renováveis no Estado do Rio de Janeiro”. Serão selecionadas 65 pequenos negócios do segmento de energia solar fotovoltaica (MEI, ME e EPP) em todo Estado do Rio de Janeiro. As inscrições estarão abertas até o dia 6 de março e podem ser realizadas pelo site do Sebrae.

    Com duração de quatro meses, o projeto pretende qualificar empresas fornecedoras de soluções em energia solar fotovoltaica para inseri-las no mercado, por meio de ações de desenvolvimento e inovação, contribuindo para o aumento da competitividade desses negócios e fomentar a atuação em redes colaborativas de energia solar. A analista do Sebrae Rio Aline Barreto destaca que: “Ao participar do projeto, as empresas têm a oportunidade de melhorar sua gestão empresarial, assim como participar de uma rede do segmento de energia solar fotovoltaica.

    Serão realizados cursos, oficinas e consultorias com ênfase no desenvolvimento empresarial, como de Planejamento Estratégico, Finanças, Eficiência Energética, Marketing e Gestão Comercial. Um total de 40 horas de capacitação (individual e coletiva), por empresa participante do projeto. Também serão realizadas sessões de negócios, palestras nas temáticas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Redes Colaborativas. O Sebrae Rio irá subsidiado pelo Sebrae Rio 70% deste programa, sendo de R$ 300,00 a contrapartida financeira que deverá ser paga pela empresa selecionada.

    Últimas