• Se você vai viajar com seu bichinho, fique atento às dicas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/08/2017 15:35

    Muita gente gosta de aproveitar os feriados para tirar uma folga e viajar. E por que não fazer esses programas com o pet? Antes de colocar o pé na estrada, o cuidador deve ficar atento a algumas dicas importantes para que a sua viagem dos sonhos com seu amigo, não se torne um pesadelo. De olho no feriado em comemoração ao dia da independência do Brasil, separamos umas dicas para quem quer aproveitar na melhor companhia possível este dia de folga.

    A primeira coisa que deve ser levada em conta é se o seu animal gosta de viajar. Alguns animais são muito apegados a casa, e aos locais que convive. Tirá-los de seu habitat pode trazer desconforto e mau humor. Outra coisa importante é acostumar o animal com o carro. Se ele não está acostumado a andar de carro, mesmo que por curtos espaços, pode estranhar a viagem. Principalmente se for uma viagem longa, por ser cansativa, pode se tornar uma tortura não só para os bichinhos.

    Para deixar o pet mais à vontade, não esqueça de levar alguns objetos como: a cama ou cobertor que ele dorme, os potes de ração e água que são usados normalmente, brinquedos preferidos, etc. E principalmente a ração que ele está acostumado a comer. Diferente das pessoas que gostam de experimentar coisas novas nas viagens, os animais podem não aceitar alimentos diferentes dos que já estão acostumados.

    Antes de viajar, visite um médico veterinário. Seu animal precisa estar em boas condições de saúde, vermifugado e com todas as vacinas em dia, principalmente a anti rábica. E se é a primeira vez que seu companheiro vai viajar, converse com seu veterinário, ele pode receitar um remédio para eventuais enjoos durante a viagem. Ou indicar medidas preventivas para que isso não aconteça. A viagem deve ser um momento de lazer, e não um motivo de preocupação com a saúde.  

    Agora, com as malas prontas é hora de seguir viagem

    Se o transporte escolhido é o carro de passeio, um item essencial que não pode ser deixado de lado, é o cinto de segurança. Para os animais serem transportados com segurança, devem ser utilizadas caixas de transporte ou coletes presos ao cinto, que vão depender do porte do animal. No mercado também é possível encontrar assentos para cães, mas estes em maioria, são indicados para cães até 10kg.

    Os gatos por serem mais ariscos, devem sempre ser transportados em caixas ou sacolas especiais. Para a segurança de todos durante a viagem, o animal nunca deve viajar solto no veículo. Durante uma parada brusca ele pode ser arremessado para a parte da frente, se ferindo e ferindo os outros passageiros. 

    Durante o percurso é importante fazer algumas paradas, para que o animal possa beber água, fazer suas necessidades e esticar as patinhas. Uma viagem longa, além de cansativa, pode ser entediante. Por isso, nas paradas brinque com eles, o trajeto ficará muito mais divertido. 

    Para quem vai de ônibus

    Viajar com animais de estimação em ônibus é permitido por lei, mas devem ser obedecidas algumas normas. Eles devem ser transportados dentro das caixas próprias, ou bolsas transporte. Além das normas básicas de higiene, segurança e saúde.  Para embarcar, o cão e gato deve estar portando o atestado sanitário expedido pelo médico veterinário, comprovando sua saúde. E cumprir as medidas sanitárias definidas pelo serviço sanitário oficial e pelos órgãos de saúde pública.

    O indicado é que o cuidador entre em contato com a empresa de ônibus que deseja viajar com antecedência, para esclarecer qualquer dúvida. Porque além das normas básicas definidas pela legislação estadual, a empresa pode ter normas internas para os pequenos passageiros. Algumas empresas pedem que os passageiros comprem assentos separados para os animais. Por isso, é importante avisar antecipadamente a empresa, para não haver confusões na hora do embarque. 

    Alguns cuidados para quem vai viajar de avião

    No transporte aéreo também existem algumas normas que devem ser cumpridas, para melhor acomodação e segurança na viagem. Algumas companhias aéreas têm regras específicas, então é importante informar com antecedência o transporte do animal. O que vai determinar se o pet poderá viajar na cabine ou no compartimento de cargas são as dimensões e o peso da caixa de transporte.

    A caixa deve cumprir alguns requisitos mínimos. Em alguns casos, é exigido também que o cão use focinheira nas dependências do aeroporto e até durante o voo. Mas os donos não precisam ficar com medo de deixar o pet sozinho no compartimento de cargas, se for o caso. Os aviões têm compartimentos especiais, climatizados, que podem acomodar muito bem seu companheiro. 

    Assim como no transporte rodoviário, o animal precisa estar com a caderneta de vacinação em dia, e com o atestado de saúde expedido pelo veterinário para poder embarcar. Em viagens internacionais, é exigida a apresentação do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), expedido por um médico veterinário do Ministério da Agricultura. A visita a este profissional, deve ser agendada nos aeroportos internacionais.

    Mas vale ressaltar, que em viagens internacionais e necessário observar as leis no país de destino. E também observar as normas específicas dos aeroportos e companhia aérea escolhida. Se a viagem for muito longa, o animal pode ser sedado. Mas somente um veterinário pode indicar a melhor opção para seu amiguinho.


    Últimas