• Scholz: foi uma derrota amarga, tenho responsabilidade pelo resultado das ações

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/fev 17:07
    Por Vinícius Novais / Estadão

    Em um discurso em tom de fracasso, o chanceler alemão Olaf Scholz se disse responsável pela derrota “amarga” que a sua legenda, o Partido social-democrata (SPD) sofreu nas eleições. A sigla ficou na terceira posição do pleito realizado neste domingo na Alemanha, conforme pesquisa de boca de urna.

    Scholz disse se sentir honrado por ter sido chanceler, e apontou que agora é hora de tratar das coligações. Ele se mostrou preocupado com o bom resultado da AFD, o partido de extrema-direita que ficou em segundo lugar.

    Merz: ganhamos essa eleição federal

    O líder da aliança conservadora União Democrata Cristã (CDU), Friedrich Merz, disse em discurso neste domingo, 23, que considera sua legenda a vencedora da eleição na Alemanha. Na pesquisas de boca de urna da ARD, o partido de Merz ficou em primeiro lugar, com 29% dos votos. O resultado ainda não é oficial.

    Merz disse que o caminho do governo não será fácil e que o “mundo lá fora” precisa de uma Alemanha confiável. Merz discursou para partidários, e a fala foi transmitida pela CNN internacional. Ele falou ainda que a noite deste domingo, na Alemanha, será de comemoração e que o trabalho começará amanhã.

    Últimas