• Petrópolis vai antecipar segunda dose da vacina AstraZeneca, seguindo recomendação estadual

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/07/2021 18:18
    Por Luana Motta

    A Secretaria Municipal de Saúde informou que vai seguir a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde e vai antecipar a segunda dose da vacina Oxford/astrazeneca no município. O governador Cláudio Castro fez uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira(13), no Palácio da Guanabara, onde fez o anúncio. Agora, o intervalo entre a primeira e segunda dose no estado do Rio de Janeiro passa a ser de 12 para 8 semanas.

    Segundo Castro, o estado não mudou as regras do PNI e ressaltou que a decisão tem base em estudos atualizados da própria fabricante da vacina. “São muitos ganhos. Imunizar a população é diminuir as chances de contaminação da variante Delta, utilizar as doses paradas dos municípios e contribuir para que as pessoas tomem a segunda dose. A decisão é autorizativa. Cada secretário tem a possibilidade de antecipar ou não. Vacinar é a nossa esperança, quanto mais a gente vacina mais aceleramos a nossa retomada”, disse o governador no seu perfil nas redes sociais.

    Embora a Petrópolis não tenha aderido ao Calendário Único de Vacinação do Estado, essa nova medida foi acatada pelo município. A Secretaria de Saúde informou que aguarda as orientações oficiais do estado e que fará o planejamento para reestruturação das equipes e divulgará em breve como será o sistema de antecipação de segundas doses nos postos de da cidade.

    Últimas