• Saúde retoma na terça-feira consultas, exames e cirurgias eletivas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/09/2020 12:00

    A Secretaria Municipal de Saúde vai retomar os atendimentos de consultas, exames e cirurgias eletivas a partir da próxima terça-feira, dia 8 de setembro. A prioridade são os pacientes que já estão regulados. Somente 30% das vagas serão oferecidas neste primeiro momento, por precaução. Segundo a Saúde, todos os atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias, começarão aos poucos e serão normalizados a medida em que não seja observado aumento de casos de infecção pelo coronavírus na cidade.

    A Secretaria esclareceu que as medidas de retomada tomam como base o quadro atual da COVID-19 e o baixo índice de internação pela doença nas unidades de saúde da cidade. Todo o reagendamento será feito pelas Unidades de saúde, que entrarão em contato com os pacientes por telefone e serão também responsáveis pelo atendimento da demanda reprimida durante o período de suspensão das atividades nos últimos meses. Os pacientes serão regulados de acordo com as vagas oferecidas, restrita ao máximo de 30% da capacidade normal. 

    Leia também: Lojistas cobram retorno do horário normal de funcionamento do comércio

    Durante esse período, segundo a Secretaria, as atividades consideradas como urgência e emergência não sofreram paralisação em nenhum momento e não possuem fila de espera. Para a retomada, a Secretaria informou que serão respeitadas todas as recomendações do Ministério da Saúde, bem como da Secretaria Estadual da Saúde relativas às medidas de prevenção ao contágio do Covid para segurança dos profissionais e pacientes.

    Além das unidades de saúde do Município, as clínicas e profissionais que prestam serviços para o SUS também retomarão estes atendimentos. Como exemplo de funcionamento após a retomada, a Secretaria informou que o Centro Municipal de Ortopedia (CMO), que fica no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com previsão de 40 pacientes por dia, respeitando intervalos de tempo da seguinte forma: 8h às 10h – 10 pacientes; 10h às 13h – 10 pacientes; 13h às 15h – 10 pacientes; e 15h às 18h – 10 pacientes.

    A Secretaria destacou que o esquema de atendimento no CMO, assim como nas demais unidades, contemplará a necessidade de distanciamento mínimo. Serão disponibilizados os equipamentos de proteção à equipe de funcionários do hospital e álcool em gel para funcionários e pacientes. A higienização local será realizada conforme orientações técnicas.

    Últimas