• Saúde recebeu 846 notificações de casos suspeitos de covid nas escolas em 2021

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/02/2022 08:13
    Por Jussara Madeira

    A Secretaria Municipal de Saúde colocou no ar o Painel de Notificação da Covid-19 das Escolas Públicas e Privadas. O painel traz dados de notificações e casos positivos de Covid-19 nas instituições de ensino desde 24 de setembro de 2021. Até o fim do ano letivo de 2021, foram realizadas 846 notificações de casos suspeitos de covid nas escolas, públicas e particulares. O painel é mais um dispositivo de controle da doença no ambiente escolar e as notificações obrigatórias previstas em Lei. 

    Segundo o Painel, foram realizadas 680 notificações de escolas públicas com 36 casos confirmados e 161 notificações de escolas privadas com 43 casos positivos para o coronavírus, totalizando no município 841 notificações de escolas aos órgãos sanitários e 79 casos de Covid-19 no ambiente escolar. O painel discrimina as notificações e casos positivos por escola do município.

    A obrigatoriedade de comunicação de casos suspeitos de alunos, professores ou demais funcionários das escolas está prevista na Lei Municipal 8.156/21, que determina a notificação obrigatória. Os estabelecimentos de ensino públicos ou privados têm 24 horas para fazer a comunicação dos afastamentos por suspeita de infecção pelo coronavírus. Caso não cumpra a determinação, o estabelecimento poderá inclusive ser fechado temporariamente.

    Campanha para cumprimento das regras

    O Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região (Sinpro) está em campanha para que os órgãos competentes municipais façam uma fiscalização rigorosa para que o protocolo de segurança contra o Covid-19 seja cumprido nos estabelecimentos privados de ensino, na abertura deste ano letivo, marcado para a próxima segunda-feira, dia 7.

    Segundo o diretor do Sinpro, Frederico Fadini, a maioria dos professores já está vacinada com as duas doses da vacina contra o Covid-19 e inclusive com a dose de reforço. Desta forma, a classe se encontra mais tranquila para retornar às aulas presenciais, ao contrário do que ocorreu no último ano letivo. “Este ano, temos a preocupação de que alguns pais ainda não vacinaram seus filhos, e estamos em campanha junto às famílias para conscientizar sobre a necessidade da vacinação. Isto é importante para garantir a segurança de todos. Apesar dos casos graves entre os vacinados serem poucos, temos as novas variantes, por isso é muito importante também que as escolas mantenham os protocolos de segurança, e vamos cobrar isso”, informou. 

    O sindicato ressalta que, mesmo com o avanço da vacinação, as regras continuam valendo: uso de máscara, álcool gel e álcool 70 e demais equipamentos contra a doença, entre outros. Em sua página na internet, o Sinpro divulgou o número de whatsapp (24) 99217-5732 para que professores, pais e demais responsáveis denunciem o não cumprimento das regras sanitárias de prevenção ao vírus. Os casos também podem ser denunciados na própria Vigilância Sanitária pelo telefone (24) 2246-6797.

    Últimas