• Saúde promove pit stop para incentivar a amamentação nesta sexta na Praça Dom Pedro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/08/2022 15:52
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Saúde promove nesta sexta-feira (5), a primeira ação da programação da campanha Agosto Dourado, que incentiva a amamentação. O Pit Stop Dourado acontecerá na Praça Dom Pedro, das 9h30 às 13h30, haverá aferição de pressão arterial e glicemia capilar, e o mamaço, com o objetivo de evidenciar a importância do aleitamento materno.  

    Testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatites B e C, entre outras atividades, como a pintura na barriga das gestantes (bellymapping), orientações nutricionais e informações sobre a Saúde do Homem e Saúde da Mulher e Saúde Bucal. O evento conta com a participação de organizações não governamentais.  

    “Além de um gesto de amor, a amamentação contribui para o crescimento saudável das crianças. É importante continuarmos nessa luta para garantir a conscientização da sociedade e extinguir o preconceito que muitas mulheres ainda enfrentam quando precisam alimentar seus bebês em locais públicos”, diz a secretária Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciane Bomtempo. 

    As atividades englobam, principalmente, a saúde da mulher, no quesito de amamentação, e cuidados com o bebê. “Porém, as equipes da Secretaria de Saúde que organizam o evento também pensaram na valorização da paternidade ativa, ou seja, quando o homem realmente se envolve, assume o seu papel e ajuda a mulher, principalmente nessa fase. Além disso, com a realização do mamaço, queremos contribuir para que as mães com seus bebês se reúnam para amamentar e compartilhar experiências”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo. 

    O evento está sendo preparado pelas Áreas Técnicas de Saúde, da Secretaria de Saúde. A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada foi escolhida para designar o mês de agosto pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

    Últimas