• Saúde investiga 43 casos suspeitos da variante Ômicron no estado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/12/2021 09:54
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, informou nesta sexta-feira (24), que iniciou a investigação de 43 casos suspeitos da variante Ômicron em oito municípios do estado (Angra dos Reis, Cabo Frio, Macaé, Nilópolis, Niterói, São Gonçalo, Saquarema e Volta Redonda). 

    A pasta foi comunicada ontem (24) pela Rede Dasa RJ de 43 exames de  RT-PCRs para COVID-19 (realizados empregando o kit Thermo Multiplex) com indicativo da presença da variante Ômicron. As amostras foram coletadas entre os dias 1 e 20/12. 

    De acordo com a secretaria, não se trata de casos confirmados da variante Ômicron, uma vez que este tipo de análise empregada nos exames serve como método de triagem. As amostras serão sequenciadas pela Dasa e os resultados sairão nas próximas semanas.

    Paralelamente, a SES disse que já entrou em contato com as vigilâncias desses municípios para que possam realizar a investigação e acompanhamento dos pacientes e contatantes. Para aqueles pacientes em que ainda for possível realizar PCR, equipes das vigilâncias municipais vão coletar o exame para encaminhar ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen RJ). Os casos positivos seguirão para sequenciamento  no laboratório de referência da Fiocruz.

    Últimas