• Saúde diz que exames para detectar o coronavírus feitos no Laboratório de Corrêas entrarão nas estatísticas oficiais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/04/2020 18:08

    A secretária de Saúde, Fabíola Heck, garantiu que os exames para detectar o novo coronavírus feitos pelo Laboratório de Corrêas vão entrar para a estatística dos casos no município. Segundo ela, antes de incluir os números é preciso que a equipe da Vigilância Epidemiológica faça o cruzamento dos dados da rede municipal com os do laboratório.

    “Esse cruzamentos dos dados é importante para sabermos se não há exames repetidos e contabilizar também só dos moradores de Petrópolis. Depois dessa análise, os dados serão incluídos no sistema e contabilizados”, explicou a secretária de Saúde.

    O Laboratório de Corrêas recebeu essa semana a certificação do Governo do Estado para realizar os testes de Covid-19 sem a necessidade de contraprova do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ). De acordo com o laboratório, pelo menos 30 exames deram positivo para coronavírus. Esses números ainda não fazem parte dos boletins diários divulgados pela Prefeitura. 

    O exame é assegurado pela Vigilância Epidemiológica do Estado do Rio de Janeiro, por ter a mesma metodologia de análise dos exames feitos pelo Lacen. Os 30 novos casos confirmados são de testes feitos pelos hospitais Unimed e Santa Teresa. Outros duas unidades hospitalares também realizaram exames no Laboratório de Correas – o São José em Teresópolis e o Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios, mas estes ainda não receberam a certificação do Governo do Estado.

    Leia também: Número de casos de coronavírus em Petrópolis pode ser bem maior do que o registrado

    Últimas