• Saúde disponibiliza canal para marcação de consultas pela internet; confira para quais unidades

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/08/2021 18:05
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A partir da próxima segunda-feira (9) usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Petrópolis poderão fazer a marcação de consultas em unidades de atenção básica pela internet. Inicialmente os agendamentos remotos serão disponibilizados para marcação de consultas em oito UBSs, mas segundo a Prefeitura, a intenção é ampliar o serviço para todas unidades de atenção básica, num total de 60 UBSs e PSFs. Quem não tem acesso à internet poderá fazer o agendamento presencialmente nas unidades.

    Nesta primeira fase serão disponibilizadas vagas para consultas em pediatria e clínica médica, exclusivamente nas UBSs Itaipava, Pedro do Rio, Araras, Retiro, Mosela, Morin, Quitandinha e Independência. Para marcar a consulta, basta acessar o site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e clicar no banner “Consulta Fácil”, que estará disponível a partir de segunda-feira, inserir seus dados e fazer o agendamento. O link para marcação de consultas também será disponibilizado pelo Whatsapp da Saúde – (24) 9.9200-1428.

    “É um novo modelo que dará mais conforto para os usuários. Eles não precisarão mais ir para a porta do posto de saúde. Terão acesso à agenda de consultas na palma da mão, pelo celular, ou também pelo computador ou tablet, podendo marcar as consultas de casa, do trabalho ou de onde estiverem”, pontua o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

    Em paralelo, usuários da rede SUS passam também a receber por mensagens (via WhatsApp da Saúde) informações sobre seus pedidos de agendamentos para exames e consultas com especialistas na rede SUS. A Secretaria de Saúde destaca que, para isso, é fundamental que as pessoas mantenham atualizado junto às unidades de saúde o número do celular com acesso a mensagens via WhatsApp.

    “Manter o número de contato atualizado é fundamental para que a pessoa receba pelo celular a data, horário de local em que estão agendados seus exames e as consultas com especialistas”, destaca o secretário de Saúde, lembrando que também é importante que, ao receber o primeiro contato da Secretaria, a pessoa salve o WhatsApp da Saúde entre seus contatos. “Com isso o usuário reconhece mais rapidamente a chegada de mensagens sobre as marcações de seus exames e consultas” explica o secretário.

    O usuário também pode fazer de forma remota os desagendamentos. Caso o usuário não possa comparecer para a consulta na data marcada, ele tem ainda a possibilidade de desmarcar a consulta, liberando a vaga para que outro paciente seja atendido.

    O novo sistema permitirá também que a Secretaria de Saúde melhore o monitoramento do funcionamento da rede de Saúde. O histórico com informações dos pacientes fica gravado e todos os agendamentos ficam registrados, o que permite, por exemplo, verificar casos de faltas recorrentes de um mesmo usuário, ou ainda se estão ocorrendo faltas em uma mesma unidade de saúde.

    Últimas