• Saúde amplia serviço de assistência em casa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/12/2017 09:46

    Para ampliar a assistência dos petropolitanos impossibilitados de se locomoverem até uma unidade de saúde, a Prefeitura receberá, neste mês, três carros destinados ao Programa Melhor em Casa. O serviço, implantado em maio com assistência domiciliar, já atendeu 550 pacientes. O governo municipal conquistou R$ 156 mil mensais do Governo Federal para custeio de todas as ações do programa. o que incluiu a compra dos carros, insumos e materiais utilizados durante os atendimentos.

    A estilista Vanessa Valeriano da Silva está inserindo o pai, que sofreu um acidente vascular cerebral há dois anos, no programa. “Ele ainda precisa de atendimento com fisioterapeutas. Passou por uma cirurgia no ano passado e está usando bolsa coletora de urina. Muitas vezes preciso sair do meu trabalho para levá-lo para trocar a bolsa ou fazer a algum tratamento. Receber esses cuidados em casa será excelente para a recuperação dele”, disse.

    O Melhor em Casa conta com três equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMADs), compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta, que prestam o atendimento clínico e de reabilitação a esses pacientes em casa semanalmente. As equipes estão lotadas nas Unidades Básicas de Saúde Quitandinha, Itamarati e Itaipava com expectativa de atendimento de 100 mil pessoas por região. 

    Há ainda uma equipe multiprofissional de apoio (EMAP) formada por fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e assistente social, que fica de suporte às EMADs na sede do programa, localizada na Rua Hívio Naliato, 169, em Cascatinha. Na unidade, a população também pode se informar e cadastrar o paciente no programa entregando cópia de todos os documentos pessoais, laudo médico e comprovante de residência do paciente.

    O prefeito Bernardo Rossi explica que o programa também evita as internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência. E a chegada dos carros irá viabilizar  ampliação do atendimento. 

    “Essa é uma conquista muito grande para os petropolitanos, pois o programa facilita o atendimento não só de pessoas com doenças crônicas ou em situação pós-cirúrgica, como também portadores de deficiência e idosos. A Saúde iniciou com um projeto piloto antes da implantação do programa e agora, com a chegada dos carros, as equipes terão mais capacidade para ampliar o atendimento”, afirma Bernardo Rossi.


    Como participar do Programa:

    A indicação deve ser solicitada pelo familiar do paciente ao médico que faz o atendimento no posto de saúde ou hospital da rede pública municipal. Com este receituário, o parente ou cuidador do paciente se dirige ao Serviço de Atenção Domiciliar, situado à Rua Hívio Naliato, 169 – Cascatinha. Lá é preenchido um cadastro e, então, marcado o atendimento em domicílio. O Serviço de Atenção Domiciliar funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

    Silmar Fortes explica que cada acompanhante é treinado pela equipe do programa para realizar os cuidados junto ao paciente em casa. “Precisamos ter garantias de que esse paciente será bem assistido em casa. Então será necessário um cuidador para acompanhá-lo. Só assim as visitas dos profissionais do programa serão autorizadas. O programa diminui a necessidade e a frequência de internações hospitalares. Esse fato também auxilia na disponibilização de leitos para os usuários que necessitam de internação hospitalar mais urgente”, informa o secretário.

    A coordenadora do programa, Eliane Shirato esclarece que os pacientes assistidos pelo Melhor em Casa precisam de encaminhamento médico e estar impossibilitados de sair de casa para tratamento em alguma unidade de saúde. Atualmente há 58 pacientes com acompanhamento semanal.

    “Assim que ele estiver com as condições clínicas reestabelecidas, ele é encaminhado para o tratamento na rede, seja em uma UBS, PSF ou clínica especializada, como, por exemplo, acontece nos casos de fisioterapias. Os pacientes assistidos pelo programa ainda têm prioridade de agendamento de consultas e exames e, em casos de urgência, o SAMU é acionado imediatamente para socorro”, explica Eliane Shirato.

    Documentos necessários: Cópias da Identidade, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e laudo médico.

    Sede Melhor em Casa: Serviço de Atenção Domiciliar, situado à Rua Hívio Naliato, 169 – Cascatinha. Tel.: 2235-2684. Atendimentos de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.




    Últimas