• Sarau “Tecendo Palavras”, edição especial de aniversário de Petrópolis, acontece neste sábado na Casa Stefan Zweig

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    A 5ª edição do “Tecendo Palavras – Sarau de Poesia”, realizada pelo Fórum do Campo Lacaniano Região Serrana-RJ, acontecerá neste sábado (16), às 16h, na Casa Stefan Zweig.

    Com entrada franca, a proposta desta edição especial de aniversário da cidade é unir arte e psicanálise por meio da poesia, oferecendo um espaço propício para abordar as angústias do ‘não lugar’ que permeiam a condição do sujeito, semelhante à jornada de autodescoberta de Stefan Zweig enquanto ele lidava com a sensação de ser um ‘estrangeiro’ onde estivesse.

    A Casa Zweig recebe em torno de 500 visitantes por mês, dos quais um terço são estrangeiros. São pesquisadores, admiradores e interessados em conhecer o espaço que serviu de refúgio para o escritor austríaco.

    “No dia do aniversário de Petrópolis, vamos pensar a cidade como lugar de exílio e como ‘mora-dor’, cenário, nos últimos anos, de muitas histórias trágicas, onde suas feridas históricas ficaram evidentes e se ampliaram. Petrópolis tem em sua construção a história de sujeitos vindos de outro lugar, sentimentos de não lugar. Portanto, que lugar é esse? O que é possível fazer com ele ou nele? A aposta dessa edição diz da ars poética com lugar para tentar fazer algo com as dores desse lugar ou desse não lugar dos sujeitos. Iniciaremos com uma breve introdução sobre o não lugar de Stefan Zweig, André Rebouças e Joseph May a partir do livro de Leo Spitzer e de outros personagens mencionados pelo escritor Julio Ambrozio em Geografia Petropolitana. Em seguida, haverá a apresentação de textos de poesias autorais ou não dos participantes”, conta a psicanalista Sigrid Haack, coordenadora do evento e membro do Fórum do Campo Lacaniano Região Serrana-RJ.

    Leia também: A Casa Stefan Zweig e suas preciosidades culturais, históricas e literárias

    Sobre a Casa Stefan Zweig

    A CSZ, localizada no Valparaíso, homenageia a memória do escritor austríaco em sua última morada. É também um Memorial do Exílio, destinado a divulgar as obras de outros artistas, intelectuais e cientistas que se refugiaram no Brasil entre 1933-1945, tendo contribuído para a cultura, as artes e a ciência do país. O espaço busca o envolvimento da comunidade petropolitana com ênfase no público jovem (estudantes de escolas públicas e privadas). Fiel ao ideário de Stefan Zweig, a Casa é um centro de referência em defesa da paz, do humanismo e da democracia.

    Mais informações:

    Foto: Divulgação

    A 5ª Edição do “Sarau Tecendo Palavras” faz parte da Programação Cultural da CSZ 2024, que tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do Fundo Municipal de Cultural, e da Lei Rouanet. As reservas poderão ser feitas pelo e-mail casastefanzweig@gmail.com ou pelo WhatsApp (24) 99256-6532.

    Edição de Aniversário de Petrópolis “Sarau Tecendo Palavras”
    Quando:
    Sábado (16), às 16h
    Onde: Casa Stefan Zweig – Rua Gonçalves Dias, nº 34, Valparaíso
    Entrada franca.

    Últimas