Sarau Imperial reestreia nesta quinta-feira no Museu Imperial
A partir desta quinta-feira, dia 7 de setembro, até sábado, dia 9, sempre às 18h30, moradores de Petrópolis e turistas vão poder desfrutar do primeiro final de semana do retorno do espetáculo “Um Sarau Imperial”, uma dramatização interativa, baseada em trechos retirados da correspondência particular da família imperial, que proporciona ao público a vivência de uma atividade de lazer no século XIX, abordando aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais daquele período.
A atração é embalada por modinhas imperiais cantadas por uma soprano e acompanhadas por um pianista. A encenação se passa no ano de 1878 e tem como personagens a Princesa Isabel e seus amigos: Adelaide Taunay, Amandinha Paranaguá (Baronesa de Loreto), Luísa Margarida de Barros Portugal (Condessa de Barral) e Isidoro Bevilacqua.
A apresentação faz uso de interatividade entre os personagens e o público como forma de suscitar comparações entre o passado e o presente, estimulando a reflexão crítica sobre as mudanças ocorridas no país. Além disso, sensibiliza os espectadores para um estilo musical e poético próprio de uma época.
Os convidados ainda apreciam os mais belos figurinos, réplicas dos utilizados na época, bem como entram em contato com notícias jornalísticas daquele período e com a rotina de vida da princesa Isabel em Petrópolis.
O espetáculo foi criado no ano de 2000 pelo Museu Imperial, tendo como base trechos das cartas oficiais da família imperial. O texto foi escrito e teve a primeira apresentação no mesmo ano com elenco formado pela equipe do próprio Museu Imperial. Após quase 10 anos em plena execução, mas sem data e horários definidos, o Museu percebeu o potencial da atividade tanto no âmbito educativo quanto no que tange ao turismo.
Em 2010, a equipe do Museu Imperial selecionou um elenco e o projeto passou a ser interpretado por atrizes com formação em artes cênicas, cantoras profissionalmente gabaritadas e pianistas com titulação.
Já no ano de 2016, por conta de um corte orçamentário, o Museu Imperial teve de suspender as apresentações e para não finalizar a atividade, abriu um edital. Foi então que o espetáculo passou a ser administrado e produzido pela Xdaquestão Produções.
“Um Sarau Imperial é um dos produtos em artes cênicas que eu mais tenho orgulho de fazer parte. Foi uma grande alegria vencer o Edital em 2016 e trabalhar, sem pausa, de julho de 2016 até a fatídica sexta-feira, 13 de março de 2020, quando interrompemos as apresentações por conta do Covid-19”, relembrou Maurício Araújo, diretor geral da Xdaquestão Produções.
Em 2020 o espetáculo foi suspenso por conta da pandemia e se manteve por todo o ano de 2021 sem execução. Em 2022, os ensaios foram retomados e a previsão de retorno era para abril. No entanto, Petrópolis foi acometida por duas catástrofes socioambientais, que afetou não só o dia a dia da cidade, mas também as imediações do Cineteatro, com 150 lugares, onde eram executadas as apresentações. O local, inclusive, segue interditado pela Defesa Civil.
“Quando já estamos iniciando ensaios e com previsão para retomada em abril de 2022, as chuvas de fevereiro em Petrópolis nos fizeram repensar o retorno para o segundo semestre daquele mesmo ano, mas as chuvas de março interditaram o Cineteatro Museu Imperial, local onde realizávamos as nossas apresentações. A possibilidade de retomar as atividades não se tratava mais do Covid e nem das chuvas, mas de entendermos que nosso espaço de apresentação passaria de 150 lugares para 80 lugares. Foi difícil entender que retornaríamos o projeto com quase metade da capacidade e é sempre muito importante ressaltar que por mais que a atividade seja realizada nas dependências de um Museu do Governo Federal, o espetáculo não possui financiamento do Governo, nem nenhum tipo de patrocínio no momento”, ponderou o produtor.
Após a decisão da retomada, que agora se concretiza, alguns integrantes da antiga equipe decidiram por não se manter no projeto.
As apresentações de “Um Sarau Imperial” são realizadas no Pavilhão das Viaturas, no Museu Imperial, localizado na Rua da Imperatriz, 220 – Centro. Os ingressos devem ser adquiridos na bilheteria do Museu Imperial, sendo a inteira: R$24 e a meia entrada R$12 – voltada para estudantes, professores/funcionários da rede de ensino, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência, servidores municipais de Petrópolis, jovens até 21 anos (Lei 3.364 /2000 – RJ), Jovens de 15 a 29 anos inscritos no CadÚnico e ID Jovem.
Vale destacar que assim como nas demais atividades do Museu Imperial, o espetáculo “Um Sarau Imperial” oferece gratuidade para maiores de 80 anos e menores de 5 anos, guias de turismo com registro no Cadastur/MTur, estudante dos cursos de Museologia e profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Museologia – CRM, servidores ativos e aposentados do IBRAM, membros do ICOM portando carteira com selo de anuidade válida e membros da Sociedade de Amigos do Museu Imperial e aos usuários do programa Vale-Cultura, sempre mediante comprovação.