• Saque do FTGS inativo em casos especiais pode ser feito até dezembro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/08/2017 15:20

    Quem deixou para ir até as agências da Caixa nesta segunda feira (31), precisou ter paciência. Isso porque ontem, foi o último dia para o saque do saldo das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Durante todo o dia, o movimento nas agências foi intenso. Apesar do calendário de saque ter iniciado em março, muitos trabalhadores ainda não tinham ido até as agências. Ao todo, aproximadamente 31 mil pessoas conseguiram sacar seu benefício na cidade. Mas quem não conseguiu comparecer as agências por impossibilidade comprovada, tem até dezembro de 2018 para realizar o saque. 

    As filas estavam passando da porta de entrada das agências. Quem precisava de atendimento específico na boca do caixa, enfrentou uma fila de até quinze minutos só para pegar a senha. A agricultora Claudia Farroco, conta que ainda não tinha conseguido ir até a agência por falta de tempo. “Já estou há quinze minutos na fila. Não consegui vir antes porque fiquei sem tempo. Mas vim ver se tenho direito ao fundo. Se tiver algum valor, vou guardar esse dinheiro”, afirmou. 

    E teve trabalhador que deixou para o último dia por falta de opção. O pedreiro Edgar Mendonça, disse que teve problemas para receber e precisou ir pessoalmente na agência para resolver. “Como tenho conta na Caixa, achei que seria depositado direto na minha na conta, mas não foi. Ai tive que vir aqui hoje. Ainda bem que estava na data! Vou usar esse dinheiro em uma obra que estou fazendo. Um dinheiro extra é sempre bom”. 

    Só nesta segunda feira, cerca de 575 pessoas compareceram as agências da cidade para realizar o sacar. De acordo com o gerente geral da Caixa, Petrônio Garcia, todos os trabalhadores que compareceram a Caixa neste último dia receberam o atendimento. “Podemos dizer que esta ação está sendo vitoriosa, o calendário foi bem extenso e pôde atender bem os trabalhadores. Os horários estendidos foram fundamentais. Hoje (ontem) os atendimentos estão fluindo muito bem. Conseguimos fazer um atendimento segregado, para atender a todos. As pessoas sempre deixam para a última hora, mas todos que comparecerem a agência serão atendidos”, afirmou, o gerente geral.

    Governo Federal prorroga o prazo para o saque das contas inativas

    As pessoas que estiveram impossibilitadas de comparecer as agências para realizar o saque, terão até o dia 31 de dezembro de 2018 para fazê-lo. O Governo Federal prorrogou o prazo para os trabalhadores que por motivo de doença grave, ou aqueles sob cumprimento de pena ou prisão administrativa restritiva de liberdade, não puderam ir até uma agência da Caixa. 

    A Caixa Econômica Federal publicou ontem no Diário Oficial (DO) uma circular que especifica os documentos que comprovem a impossibilidade de comparecimento. Nos casos de doença grave que impeçam a presença do titular da conta, poderá ser comprovada por meio de apresentação de atestado médico. Para os casos de pessoa presa, a circular prevê a apresentação de certidão obtida na Vara de Execução Penal, Vara de Execução Criminal ou juízo responsável que decretou a prisão, ou ainda expedida pela autoridade da unidade prisional que o custodiou.

     Os trabalhadores que não estão inseridos nestas especificações e não sacaram o benefício até ontem, não perderão os valores. O saldo permanece nas contas até que possa ser sacado dentro de uma das hipóteses previstas na Lei 8.036/90 que regulamenta do Fundo de Garantia.


     


    Últimas