São Pedro de Alcântara e São Pedro Apóstolo
O Dia de São Pedro de Alcântara, Padroeiro de Petrópolis, é comemorado em 19 de outubro, portanto, no sábado, mas, durante a semana várias atrações estão sendo organizadas pelo Pároco, Padre Adenilson, e por diversos grupos das pastorais da Paróquia da Catedral da Imperial Cidade com várias atrações, entre as quais rica e diversificada gastronomia e muita alegria.
Haverá a celebração Litúrgica e a Santa Missa em diversos horários e também a procissão a percorrer o Centro da cidade cuja programação poderá ser encontrada nos diversos órgãos de comunicação, bem assim, na secretaria da Catedral.
Em perfunctória síntese, São Pedro de Alcântara nasceu em Alcântara, na Espanha, em 1499.
Descendente de uma nobre família, era ele um simples menino, profundamente religioso e orante e dotado de exemplar comportamento.
Muito jovem, ingressou nos estudos universitários.
Viveu de modo exemplar e cultivou, sobretudo, as virtudes cristãs.
O jovem, casto e caridoso ingressou na Ordem de São Francisco, contrariando a vontade do pai que desejava que cursasse Direito para constituir-se um luminar das letras jurídicas.
O jovem Pedro de Alcântara foi ordenado sacerdote e tornou-se modelo de perfeição monástica e ocupante de altos cargos e sua modelar organização e eficiência na administração o fez chegar, com apenas vinte anos, ao cargo de superior do convento, e, mais tarde, eleito provincial da Ordem.
Em Petrópolis é comum na semana que antecede o dia 29 de junho o telefone da Secretaria da Catedral São Pedro de Alcântara não pare e em sua maioria são pedidos de informações sobre os horários das Celebrações Eucarísticas.
Os fiéis que têm o hábito de comparecerem às missas, principalmente aos domingos nos diversos horários afixados no quadro de avisos bem à porta da Catedral ouvem por diversas vezes durante as homilias se esclarecerem que no dia 29 de junho comemora-se a chegada dos primeiros colonos alemães na Imperial Cidade de Petrópolis, desde 1845.
Idênticas informações são veiculadas pela Rádio Imperial durante todos esses dias, inclusive enfocando a programação da Bauernfest que tem sido um sucesso.
Coincidentemente, o dia 29 de junho é o dia consagrado aos Apóstolos São Pedro e São Paulo.
O dia 29 de junho, portanto, é um dia de feriado histórico e não religioso, porque, de conformidade com a Liturgia, todos os Dias Santos ocorridos durante a semana são transferidos para o domingo seguinte.
Assim sendo, a festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, reunidos pela Liturgia Romana numa só solenidade por considerá-los os fundadores e Pilares da Igreja de Roma.
Na Catedral, as missas de domingo são às 9h30, 11h e às 18h30.
Outra confusão que precisa ser esclarecida: São Pedro, o primeiro Papa da Igreja de Cristo, foi um dos 12 Apóstolos, pela tradição o primeiro deles.
Não há como se confundir com São Pedro de Alcântara, o primeiro Padroeiro do Brasil, Decreto de Sua Santidade Papa Leão XII, de 31/05/1826.
Confessor da Família Imperial Brasileira e Portuguesa, (são vários Membros que se chamam Pedro na Família) é comemorado em 19 de outubro, com já referido nas preliminares, dia de sua morte, tanto que durante uma semana a Paróquia São Pedro de Alcântara, que abriga a Catedral, realiza uma série de palestras, cerimônias religiosas e, a tradicional festa, com restaurantes típicos, lanches, presentes e shows.
No Calendário Litúrgico, a Procissão, Recitação do Terço e as Missas são cuidadosamente preparadas e essas enriquecidas pelos corais, reservando horários durante a semana para os concertos, inclusive doravante, sob os acordes do órgão plenamente restaurado.
Não nos confundamos mais: o dia da chegada dos primeiros colonos à Petrópolis é feriado, não porque é dia de São Pedro e São Paulo, mas por constituir-se uma data histórica para a nossa cidade. No Município de Petrópolis não é feriado o dia de seu Padroeiro, no entanto deveria ser.
Muitos perguntarão, não é Nossa Senhora Aparecida a Padroeira do Brasil?
É, continua sendo. Sempre será porque é a Mãe de Deus e nossa e por força do Decreto do SS. Papa Pio XI, de 16/07/1930.
De início, a Família Imperial instituiu São Pedro de Alcântara à honraria de primeiro padroeiro do Brasil.
Com que alegria São Pedro de Alcântara, ao abrir mãos desse privilégio à Maria Santíssima mais uma vez a dignificou para o mundo.
Ele que não foi um dos doze Apóstolos, continua Co-Padroeiro do Brasil, por isso, honra e glória ao Franciscano de Alcântara, lá na Espanha, homem de raras virtudes, vasta cultura e profunda santidade.
Que nós, Cristãos, trilhemos os passos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e de São Pedro de Alcântara, padroeiro de Petrópolis, neste religare entre a terra e os céus.