• São Pedro Apóstolo e São Pedro de Alcântara

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/10/2021 16:13
    Por Fernando Costa

    Tornou-se comum na semana que antecede o dia 29 de junho o telefone da Secretaria da Catedral São Pedro de Alcântara não pare e em sua maioria são pedidos de informações sobre os horários das Celebrações Eucarísticas.

    Os fiéis que têm o hábito de comparecerem às missas, principalmente aos domingos nos diversos horários afixados no quadro de avisos bem à porta da Catedral ouviram por diversas vezes durante as homilias se esclarecerem que no dia 29 de junho comemora-se a chegada dos primeiros colonos alemães na Imperial Cidade de Petrópolis, desde 1845.

    Idênticas informações são veiculadas pela Rádio Imperial durante todos esses dias, inclusive enfocando a programação da Bauernfest que tem sido um sucesso. Coincidentemente, o dia 29 de junho é o dia consagrado aos Apóstolos São Pedro e São Paulo.

    O dia 29 de junho, portanto, é um dia de feriado histórico e não religioso, porque, de conformidade com a Liturgia, todos os Dias Santos ocorridos durante a semana são transferidos para o domingo seguinte. Assim sendo, a festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, reunidos pela Liturgia Romana numa só solenidade por considerá-los os fundadores e Pilares da Igreja de Roma. Na Catedral, as missas de domingo são às 8h, 9h30min, 11h30min e às 18h30min. 

    Outra confusão que precisa ser esclarecida: São Pedro, o primeiro Papa da Igreja de Cristo, foi um dos 12 Apóstolos, pela tradição o primeiro deles. Não há como se confundir com  São Pedro de Alcântara, o primeiro Padroeiro do Brasil, Decreto de Sua Santidade Papa Leão XII, de 31/05/1826. Confessor da Família Imperial Brasileira e Portuguesa, (são vários Membros Pedro na Família) é comemorado em 19 de outubro, dia de sua morte, tanto que durante uma semana a Paróquia São Pedro de Alcântara, que abriga a Catedral, realiza tradicional festa, com restaurantes típicos, lanches, presentes e shows.  No Calendário Litúrgico, a Procissão, Recitações do Terço e as Missas são cuidadosamente preparadas e essas enriquecidas pelos corais, reservando horários durante a semana para os concertos, inclusive doravante, sob os acordes do órgão recém-restaurado. 

    Não nos confundamos mais: o dia da chegada dos primeiros colonos à Petrópolis é feriado, não porque é dia de São Pedro e São Paulo, mas por constituir-se uma data histórica para a nossa cidade. Muitos perguntarão não é Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil? É, continua sendo. Sempre será porque é a Mãe de Deus e nossa e por força do Decreto do SS. Papa Pio XI, de 16/07/1930.  De início, a Família Imperial instituiu São Pedro de Alcântara à honraria de primeiro padroeiro do Brasil.

    Com que alegria São Pedro de Alcântara ele ao abrir mãos desse privilégio  à Maria Santíssima mais uma vez a dignificou para o mundo. Ele que não foi um dos doze Apóstolos, continua Co-Padroeiro do Brasil, por isso honra e glória ao Franciscano de Alcântara, lá na Espanha, homem de raras virtudes, vasta cultura e profunda santidade. Que nós, Cristãos, trilhemos os passos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e de São Pedro de Alcântara, padroeiro de Petrópolis, neste religare entre a terra e os céus.

    Últimas