• Santa Missa de despedida de Dom Gregório Paixão acontece neste sábado na Catedral São Pedro de Alcântara

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/11/2023 09:00
    Por Manoelle Rocha

    A Santa Missa de despedida de Dom Gregório Paixão, OSB, acontece neste sábado (2), na Catedral São Pedro de Alcântara, às 9h.

    Após onze anos exercendo seu ministério episcopal na diocese de Petrópolis, Dom Gregório continuará exercendo suas funções até o dia 15 de dezembro, data em que seguirá para a capital do Ceará e tomará posse como arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza

    “Durante os 11 anos que estive na Diocese de Petrópolis, percorrendo os oito municípios que fazem parte de seu território, fui e sou muito feliz”, afirma Dom Gregório Paixão.

    Saiba mais: Uma década de história: Dom Gregório Paixão lembra com emoção de todos os momentos vividos no pastoreio da Diocese de Petrópolis

    Um de seus sonhos era a restauração da Catedral São Pedro de Alcântara e o sacerdote conseguiu realizá-lo em 2021, após mais de cinco anos para aprovar o projeto no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    No entanto, ele destaca que uma de suas maiores obras na diocese foi no campo pastoral, visitando e celebrando todas as paróquias – fossem elas grandes ou pequenas. As celebrações eram marcadas pela alegria do encontro com cada pessoa, que segundo o sacerdote, é o que mais gosta de fazer.

    Por este motivo, quando convidado para abençoar o bolo do padroeiro, fez questão de cortar e entregar as fatias nas mãos de cada pessoa, recebendo em troca um sorriso e um olhar de agradecimento.

    O sacerdote, enquanto bispo da cidade e ouvindo os conselhos da diocese, foi responsável pela criação de seis novas paróquias: São Sebastião do Carangola (2013), Nossa Senhora do Bom Sucesso (2014), Santo Antônio de Nova Marília (2016), Santa Terezinha do Menino Jesus (2019) e as Quase-Paróquias São Charbel do Caxambu e São José de Água Quente.

    Durante seu governo episcopal foram ordenados cerca de 28 padres e 61 diáconos permanentes.

    Leia também: Dom Gregório Paixão é nomeado arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza

    Novo bispo da Diocese de Petrópolis

    Uma reunião para decidir quem será o administrador da diocese até a chegada do novo bispo, será realizada pelo colégio de consultores diocesano – grupo composto por sete padres – uma semana após a partida de Dom Gregório.

    O administrador irá guiar a diocese como padre até que o Papa Francisco decida quem será o novo bispo e de acordo com o sacerdote, isso levará de quatro a seis meses.

    Últimas