Samu recebe equipamento de socorro a infartados
A ambulância avançada do Samu de Petrópolis já está rodando com o novo aparelho de eletrocardiograma interligado ao Instituto do Coração (Incor). Com a tecnologia, em poucos minutos é possível certificar se o paciente está sofrendo um infarto, ainda a caminho da unidade médica. Tanto o aparelho quanto o serviço de emissão do laudo do eletrocardiograma são fornecidos sem custos ao município, mais um avanço na área da saúde da cidade.
Para ter acesso à tecnologia, o Samu Petrópolis se habilitou junto ao Incor e atendeu os requisitos para ganhar o aparelho, assim como toda a prestação do serviço de avaliação para resultado do exame.
Leia também: Prefeitura inaugura UPA de Itaipava neste sábado: serviço vai funcionar 24h
“Investimos no Samu Petrópolis com equipes treinadas para a prestação de um atendimento de qualidade e também em equipamentos. No final de 2019, conquistamos junto ao Governo do Estado três novas ambulâncias para a prestação do socorro à nossa população. Também conseguimos ativar a base destacada do Samu na Posse, diminuindo o tempo de chegada do socorro aos moradores dos distritos. Este novo equipamento é mais um avanço importante para a qualificação dos serviços prestados às pessoas”, disse o prefeito Bernardo Rossi.
O eletrocardiograma portátil é interligado a um aparelho celular. Médicos e enfermeiros socorristas do Samu, – profissionais que podem atuar no socorro deste tipo de ocorrência, passaram por treinamento do Incor para sua utilização. Durante o atendimento, com a suspeita de infarto, é feita a reprodução gráfica da atividade cardíaca que é enviada via celular para uma central médica. Nesta central, um cardiologista faz a leitura do exame e em poucos minutos envia o laudo, também via celular, para os socorristas. Tudo por meio de um aplicativo, explicou o coordenador do Samu, José Geraldo da Rocha. “Os 14 médicos e enfermeiros que atuam no Samu Petrópolis já estão devidamente habilitados para usar o sistema”, informou o coordenador.
“Como este resultado, no caso positivo para o infarto, já iniciamos a medicação e chegamos na unidade de referência com o exame pronto. A rapidez neste atendimento pode evitar maiores complicações dos casos atendidos”, explicou a socorrista do Samu, enfermeira Marcela Barcellos.
O Samu base Petrópolis é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde. Na unidade também funciona a Central de Regulação do atendimento das ambulâncias do Samu de outros seis municípios da Região Serrana: Guapimirim, Cantagalo, Carmo, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Cachoeiras de Macacu.
Leia também: Incidência de lesões graves na medula aumenta no verão, diz médico