• Sambódromo terá sete postos médicos para os desfiles das escolas de samba

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/04/2022 09:44
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS-Rio) informou, na última semana, que será montado um esquema especial de assistência médica de emergência durante os desfiles do Carnaval 2022, na Marquês de Sapucaí. Sete postos médicos serão montados ao longo da Avenida, em pontos estratégicos. Os postos médicos estarão nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão) e funcionarão das 19h até o fim dos desfiles. No dia da apresentação das escolas mirins (24), os postos funcionarão das 16h até a meia-noite. A estrutura de atendimento contará com 32 leitos, sendo oito de suporte avançado. Em cada dia haverá 71 profissionais, sendo 26 médicos, 18 enfermeiros e 27 técnicos de enfermagem de plantão para atender integrantes de escolas, público ou trabalhadores que precisarem.

    Para os pacientes com quadros mais graves, haverá ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel) para fazer a transferência, coordenada pela Central Municipal de Regulação, para hospitais ou UPAs da rede. Serão 16 ambulâncias a postos nos dias de desfile das escolas da Série Ouro e do Grupo Especial e no sábado das campeãs. Já para o desfile das crianças serão dez viaturas disponíveis.

    A SMS também vai manter o atendimento de saúde durante a apuração na Apoteose (26), com um posto funcionando das 14h às 20h, com equipe formada por três médicos, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem. Duas ambulâncias com suporte avançado serão disponibilizadas para a transferência de pacientes que apresentem casos mais graves. Entre as principais causas que levam os foliões a procurarem atendimento são mal estar devido ao calor ou ingestão de bebidas alcóolicas em excesso, hipertensão, entorses/luxações, cortes e traumas diversos.

    Atendimento na Intendente e no Terreirão

    Na Intendente haverá um posto médico de atendimento e quatro ambulâncias. No Terreirão serão dois postos médicos e quatro ambulâncias.

    Além disso, 65 profissionais do Instituto de Vigilância Sanitária do Município (IVISA-Rio) farão ações para fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias nas dependências do Sambódromo, do Terreirão do Samba e em áreas públicas do entorno, incluindo a obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal para ingresso no local. O Instituto manterá uma base operacional permanente no Setor 11.

    Últimas