• Sala Cine Humberto Mauro recebe a 2ª Edição em Petrópolis do Festival de Cinema Italiano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/11/2023 13:59
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Sala Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, recebe a 2ª Edição do Festival de Cinema Italiano. O evento gratuito teve início nessa quinta-feira (9) e segue até o dia 9 de dezembro. A promoção é da Casa D’Italia Anita Garibaldi em parceria com a Prefeitura, por meio da Petrópolis Film Comission e do Instituto Municipal de Cultura (IMC). O Festival, que acontece em várias salas do país, é uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo e pela Embaixada da Itália em Brasília, em colaboração com a rede consular italiana no Brasil.

    “Essa edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil é uma oportunidade para os amantes do cinema mergulharem na rica tradição cinematográfica da Itália. Seja através dos olhos dos diretores contemporâneos ou da lente nostálgica da “Commedia all’italiana”, há algo para todos neste festival e toda programação, seja nas salas de cinema ou no streaming, é gratuita”, comenta Erica Bernardini, curadora do Festival.

    A abertura teve início, ontem, com o clássico de Lina Wertmüller ‘Mimi o metalúrgico’ (1974). O encerramento da mostra acontece na Casa Stefan Zweig, com o filme inédito “Grazie Ragazzi (Obrigado, rapazes)” no dia nove de dezembro, com debate após a sessão. Na sessão de abertura, exibiremos o clássico de Lina Wertmüller ‘Mimi o metalúrgico’ (1974).

    As sessões na Sala Humberto Mauro acontecerão de quarta a sábado, às 19h. Serão ao todo 10 filmes, sendo seis da Mostra Retrospectiva “Comedia à Italiana” e quatro filmes inéditos.

    O festival ainda conta com sua versão online.

    Confira a programação da 2ª Edição do Festival de Cinema Italiano:

    Sala Cine Humberto Mauro – Centro de Cultura Raul de Leoni
    Entrada gratuita
    Capacidade: 50 lugares

    • 10 de novembro, sexta-feira, 19h- ESSES NOSSOS MARIDOS
      I NOSTRI MARITI
      Direção: Luigi Filippo D’Amico, Dino Risi, Luigi Zampa
      Elenco: Alberto Sordi, Ugo Tognazzi, Nicoletta Machiavelli
      País: Itália / Ano: 1966
      Duração: 105 minutos
      Gênero: Comédia / Romance
      Sinopse:
      Três episódios sobre o marido italiano e as relações no casamento. Todos têm em comum a descrição das vicissitudes da vida de casado em uma loucura cômica. Em “Marido de Roberta” (ou “Um casamento difícil”) – Um jovem se casa com uma moça que, apesar de seus modos um tanto viris, o atrai por sua beleza. Celebrado o casamento, a mulher recusa-se a submeter-se aos seus deveres conjugais e, algum tempo depois, reage à insistência do marido submetendo-se a uma cirurgia que a torna homem. Em “O marido de Attilia” (ou “Nos séculos fiéis”) – Um criminoso procurado pela polícia está preso graças ao uso inconsciente de sua esposa, de que ele tem muito ciúme, como um espelho. Quando a polícia invade sua casa onde está o agente que se fazia passar por amante de sua esposa, o procurado declara que fica feliz ao descobrir que foi uma armadilha policial e não uma traição. Em “Marido de Olga” (ou “complexo de Angelotto”) – Em Bérgamo, um jovem conhece e se casa com uma linda garota que herda uma grande fortuna de sua tia ligada ao nascimento de um descendente. A cláusula preocupa tanto o marido que, deixando de ter relações com a mulher, para tomar posse da tão sonhada herança, terá de permitir que a mulher obtenha o filho de um colega.
    • 11 de novembro, sábado, 19h- BERLINGUER I LOVE YOU
      Direção: Giuseppe Bertolucci
      Elenco: Roberto Benigni, Alida Valli, Carlo Monni
      País: Itália – Ano: 1977
      Duração: 90 minutos
      Gênero: Comédia / Drama / Romance
      Sinopse: Filme dirigido por Giuseppe Bertolucci e protagonizado por Roberto
      Benigni, é baseado na peça “Cioni Mario di Gaspare fu Giulia” de 1975, também
      dirigido e escrito por Bertolucci e com Benigni como protagonista interpretando o
      personagem Mario Cioni. Além da peça, Benigni também interpretou este
      personagem na minissérie italiana Onda Libera de 1976. O filme mostra a estranha
      vida de Mario Cioni, jovem trabalhador toscano com o mito de Enrico Berlinguer, que
      dedica a maior parte de seu tempo a sua mãe, e sua afetuosa relação com ela.
    • 29 de novembro, quarta feira, 19h- PATO COM LARANJA
      Direção: Luciano Salce
      Elenco: Monica Vitti, Ugo Tognazzi, Barbara Bouchet, John Richardson, Sabina De Guida e Antonio Allocca
      País: Itália
      Ano: 1975
      Duração: 106 minutos
      Gênero: Comédia
      Livio e Lisa Stefani são um casal em crise, depois de dez anos de casamento, com muitas aventuras extraconjugais. Agora Lisa está apaixonada pelo francês Jean-Claude e quer ir viver com ele na França. Livio fica cheio de ciúmes, mas em vez de reagir violentamente, toma uma atitude inesperada: propõe à mulher de passarem um fim de semana juntos, na sua casa de praia, convidando Jean-Claude, de quem ele pretende se tornar amigo. Lisa não pode negar o convite, mas Livio aproveita para levar a sua desinibida secretária (e amante), Patty.
    • 30 de novembro, quinta feira, 19h- PRIMEIRA MULHER
      PRIMADONNA
      Direção: Marta Savina
      Elenco: Claudia Gusmano, Fabrizio Ferracane, Francesco Colella, Manuela Ventura
      País: Itália – França / Ano: 2022
      Duração: 102 minutos
      Gênero: Drama
      Sinopse:
      No cenário da Sicília dos anos 60, Lia Crimi é uma jovem de 21 anos que reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia que abalará as convenções sociais de sua época. Em um mundo onde prevalece a lei do mais forte, a máfia está enraizada e aceita como parte natural da vida, os poderosos decidem e os mais fracos obedecem, sua coragem abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres.
    • 01 de dezembro, sexta-feira, 19h- C’È ANCORA DOMANI
      AINDA TEMOS AMANHÃ
      Direção: Paola Cortellesi
      Elenco: Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea
      País: Itália
      Ano: 2023
      Duração: 118 minutos
      Gênero: Drama
      Em uma Roma pós-guerra dos anos 40, dividida entre o otimismo da libertação e as misérias, vive Delia, uma mulher dedicada esposa de Ivano e mãe de três filhos. Esses são os papéis que a definem e ela está satisfeita com isso. Enquanto seu marido Ivano age como o chefe autoritário da família, Delia encontra consolo em sua amiga Marisa. A família se prepara para o noivado da filha mais velha, Marcella, que vê no casamento uma saída para uma vida melhor. No entanto, a chegada de uma carta misteriosa dá a Delia a coragem para questionar seu destino e de sua família e, talvez, encontrar sua própria liberdade. Entre segredos e reviravoltas, este drama emocionante explora o poder do amor e da escolha em tempos difíceis.
    • 02 de dezembro, sábado, 17h- IL PRIMO GIORNO DELLA MIA VITA
      Direção: Paolo Genovese
      Elenco: Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Margherita Buy, Sara Serraiocco
      País: Itália
      Ano: 2023
      Duração: 121 minutos
      Gênero: Comédia
      Classificação: 16 anos
      Um homem misterioso se apresenta a quatro pessoas que atingiram o fundo do poço e desejam acabar com suas vidas, para propor-lhes um pacto: uma semana para redescobrirem o amor pela vida. Seu propósito é oferecer a possibilidade de ver como o mundo seria sem elas e ajudá-las a encontrar um novo significado para suas existências. Uma história sobre a força de recomeçar quando tudo ao redor parece desmoronar.
    • 02 de dezembro, sábado, 19h- GOLPE DOS ETERNOS DESCONHECIDOS
      Direção: Nanni Loy
      Elenco: Vittorio Gassman, Renato Salvatori, Claudia Cardinale
      País: Itália
      Ano: 1959
      Duração: 105 minutos
      Gênero: Comédia / Policial
      Um gangster milanês entra em contato com Peppe e o identifica, junto com seus comparsas, como os responsáveis pela tentativa frustrada de roubo da loja de penhores Madonna Street. Ele oferece a eles a chance de se reunirem novamente para um audacioso roubo em Milão, onde as receitas semanais do “Totocalcio”, uma loteria de apostas em jogos de futebol, são transportadas em dinheiro em um carro com apenas um contador e um motorista. A gangue precisaria viajar disfarçada entre os torcedores da A.S. Roma, indo para Milão para uma partida de futebol, cometer o roubo e depois fugir para Bolonha, utilizando um carro turbinado, para se juntar aos torcedores que retornam. O milanês parece ser duro e esperto, e sua proposta é muito atraente para os pequenos criminosos que têm problemas para levar uma vida “honesta”, mas as coisas vão acontecer de maneira diferente.

    Sala Cineclube Casa Stefan Sweig
    Entrada gratuita
    Capacidade: 40 lugares

    • 09 de dezembro, sábado, 14h30 – GRAZIE RAGAZZI (OBRIGADO, RAPAZES) – SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
      Direção: Riccardo Milani
      Elenco: Antonio Albanese, Sonia Bergamasco, Vinicio Marchioni, Giacomo Ferrara
      País: Itália
      Ano: 2023
      Duração: 117 minutos
      Gênero: Comédia
      Classificação: 12 anos
      Antonio, um ator desempregado, aceita ensinar teatro em uma prisão. Ao descobrir o talento dos detentos, ele decide encenar a famosa comédia de Samuel Beckett, “Esperando Godot”. Conforme os detentos se entregam à arte, descobrem o poder transformador da expressão e encontram esperança além dos muros da prisão. Uma história emocionante sobre redenção, transformação e o poder do teatro como forma de expressão e resgate da esperança. Um filme com um claro propósito social, contado com simplicidade encantadora.

    Últimas