Saindo na frente: cresce a busca por escolas que oferecem o ensino bilíngue
Aprender um segundo idioma ainda é um dos grandes desafios, mesmo após a expansão de cursinhos, métodos diferenciados e aulas online. No Brasil, embora tenhamos o inglês como disciplina na grade horária obrigatória nas escolas, o idioma não “pega”. Nos últimos anos, o interesse por escolas bilíngues tem crescido no país e os pais veem o investimento como um ganho financeiro no futuro.
Leia também: Petrópolis recebe palestra com PH.D. sobre o Bilinguismo e as escolas do século XXI
“É um inglês imersivo. Os alunos falam inglês o dia inteiro na escola, nas aulas de ciências, matemática, balé,… Ela consegue fazer a assimilação do idioma de maneira muito natural”, disse a analista de RH, Bruna Flaeschen da Silva, de 35 anos. Ela colocou a filha quando tinha quase dois anos em uma escola bilíngue, a Village School. Hoje, Helena já está com quatro anos e segue aprendendo nos dois idiomas. “Fora as atividades extracurriculares que são oferecidas, como yoga, culinária e música. E tudo em inglês, ou seja, o vocabulário é muito amplo, abrange todas as áreas da vida”.
O colégio foi aberto em Petrópolis há dois anos. Sua primeira turma tinha 15 alunos, hoje tem 80. Há turmas que atendem crianças de um a sete anos, mas, de acordo com a direção, a intenção é de que o ensino se estenda até os 12 anos, conforme as turmas forem abrindo. A metodologia da unidade é desenvolvida pela ex-coordenadora da Escola Americana Católica do Rio, Dulce Silveira, que esteve à frente da instituição por quase 30 anos.
Francyne Fiama, influencer digital, de 24 anos, fez seis anos de curso de inglês, mas ainda assim tem dificuldades para se comunicar no idioma. “Para mim, todos esses anos não valeram de nada. Tive que correr atrás, estudando por conta própria”. Ela conta que sempre quis colocar a filha em uma escola bilíngue por acreditar que este é o melhor método para se aprender a falar um “inglês perfeito, sem sotaque”. Fany foi a primeira aluna matriculada na Village School. E, agora que a menina já está se comunicando em inglês com ela, quer voltar a estudar, fazendo uma aula de conversação para se comunicar com a filha.
“É um ganho financeiro. Mais para frente, vamos poupar cursinho. Acredito que minha filha já sairá na frente. Enquanto outras crianças vão estudar o inglês, ela poderá aprender outro idioma se quiser”, comentou Bruna.
Escola promove palestra gratuita sobre bilinguismo
No mês de junho, a Village School oferece um evento aberto ao público. Uma palestra sobre "O Biliguismo e as escolas do século 21", ministrada por Charles Lyndaker, PH.D, professor da Unicamp e diretor mais antigo das escolas americanas do continente. A palestra é gratuita e acontece no dia 13 de junho, às 10h, na Village School, na Rua Souza Franco, n° 546, no Centro.