• Saiba como proteger seu pet dos fogos de artifício

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/12/2017 13:55

    Grande parte das pessoas gosta das comemorações das festas de fim de ano. São luzes, enfeites e na virada do ano novo o tão esperado espetáculo da queima de fogos de artifício. Apesar da beleza dos fogos agradar os olhares humanos, cães e gatos sofrem com o barulho das explosões. Os cães possuem a capacidade de captar frequências auditivas quatro vezes mais do que os humanos. Segundo a médica veterinária Laura Granato, da Clínica Amigo Bicho, o que para nós é só um barulho alto, para os cães pode ser um estrondo. 

    Quando chove forte e ocorrem raios e trovoadas é só prestar atenção para ver como o pet fica assustado. Isso porque o barulho alto incomoda sua audição. Infelizmente durante as chuvas não há como prever quando acontecerá e qual será a intensidade do barulho do trovão para tentar minimizar as reações do animal. Mas durante as festas de fim de ano o dono do pet deve ficar atento, porque diferente dos trovões, o barulho dos fogos duram muito mais tempo e podem ser prejudiciais aos animais. 

    Segundo a veterinária Laura, o barulho pode acarretar uma intensa resposta emocional como medo e estresse. As reações mais comuns são tremores, latidos sem parar, salivação excessiva, olhos arregalados e procurar esconderijos. Por medo muitos animais saem correndo sem direção, acabam fugindo, atravessando portas de vidro e podem até serem atropelados. A médica explica que alguns animais chegam a apresentar sinais de pânico mesmo. Essas reações alteram as frequências cardíacas e respiratórias, e podem causar sérias consequências. 

    Não há como impedir que o animal se sinta incomodado com os barulhos, mas é possível minimizá-lo. “Primeiramente o dono precisa conhecer o problema. Não adianta forçar o animal a se acostumar com tal situação. Eles sentem tanto medo e o pavor é tão grande que o que eles mais precisam nesse momento é de proteção”, destacou Laura. 

    Há algumas medidas que os tutores podem tomar para tentar proteger o animal. Que são: mantê-lo sempre dentro de casa, fechar as janelas, cortinas, portões, e ligar uma música tranquila no ambiente para tentar disfarçar o barulho. Existem medidas medicamentosas que auxiliam, porém essas devem ser orientadas por um médico veterinário. 

    Segundo Laura, uma dica para quem tem cães filhotes é expô-los desde cedo a esses ruídos, de uma maneira controlada, para que se acostumem com o inevitável. Procure vídeos na internet de fogos de artifício e coloque baixinho para que eles ouçam. Faça isso com uma frequência de três vezes na semana, por 5 minutos. 

    Evite deixar o animal sozinho, ele precisa se sentir seguro para que não fuja. Caso ele se esconda, chame-o de volta com o seu tom de voz normal para que não fique agitado com a situação. O importante é deixá-lo confortável para que não ocorra nenhum acidente. 

    Últimas