• Sai resultado de licitação da restauração do painel de Djanira, com custo de R$ 498 mil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/05/2021 19:06
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    O governo interino concluiu a licitação para o restauro do Painel de Djanira. A empresa Anima Conservação Restauração e Artes Eireli será a responsável pelo serviço, que vai custar R$ 498.690,39. A previsão é que, após iniciado, o trabalho seja concluído em até oito meses.

    O grande painel, com 12,75 metros de comprimento e 3,50 metros de altura, com data de 1953, retrata paisagens e cenas típicas de Petrópolis. A obra traz elementos que remetem à cidade, como o Museu Imperial, as carruagens, as fábricas de cerâmica e de tecido. A obra de arte é considerada de valor inestimável.

    A contratação do serviço de restauração é resultado de um termo de ajustamento de conduta firmado entre a prefeitura e o Ministério Público Federal em 2016. “A gente quer dar celeridade a todos os processos “, destaca Leandro Kronemberger, diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura.

    “Mas em alguns casos, precisamos entender como funciona o trâmite. Em um processo normal de licitação, o valor mais barato ganha. Nesse caso, por ser um trabalho bastante específico, a técnica usada precisava ser levada em consideração. Por isso, o andamento do processo passou pela apreciação do Iphan. Nossa museóloga também participou dessa aprovação”, explica Berg.

    O painel de Djanira é uma das peças mais importantes já produzidas pela artista. Ela residiu em Petrópolis durante o período em que pintou o painel para o Liceu Municipal. A obra é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1982.

    “Importante ressaltar que o painel está numa sala no Centro de Cultura Raul de Leoni, num ambiente climatizado, com luz apropriada, enquanto aguarda a licitação que vai definir a empresa responsável pela restauração”, completa Berg.

    Últimas