• Sabotagem, baderna ou incompetência? Crise dos ônibus longe da solução

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/12/2023 04:06

    Foi só a gente falar aqui ontem que o ‘plano’ era rifar a Cascatinha e se concentrar para salvar a Petro Ita, que a prefeitura anunciou no final do dia a licitação das linhas operadas pela Cascatinha. E isso depois do segundo ônibus incendiado da Petro Ita, na madrugada de ontem.  Segundo Bomtempo, a prefeitura estava “aguardando há dois anos um posicionamento do Tribunal de Contas do Estado”, isso porque a Cascatinha entrou com embargo à licitação no TCE. Isso que é paciência: aguardar dois anos enquanto o caos come solto.

    Sabotagem

    A providência da prefeitura chega com atraso e incompleta: e as linhas da Petro Ita que correspondem a 30% da operação do transporte público?  E mais: o prefeito fala oficialmente que “os episódios (incêndio nas garagens e os dois ônibus que pegaram fogo nos últimos dias) têm como objetivo gerar o caos no transporte público”, sugerindo um complô, uma sabotagem.

    Prefeitura tem que dar conta

    O Ministério Público já pediu, na Justiça, a imediata retirada de 54 ônibus de circulação da PetroIta e Cascatinha por oferecerem risco aos usuários e trabalhadores. E há quem considere que seria pior sem eles do que com eles e que não dá pra suprimir esses carros porque faltaria transporte. Mas, gente… Isso não é problema de ninguém. É apenas da prefeitura. Se as empresas não tiverem condições de substituir os veículos a prefeitura substitui as empresas, encampa, intervém… São muitas as opções. A prefeitura é a responsável por fornecer o transporte público. O que ela vai fazer pra ajustar é problema dela.

    Baderna

    Nas palavras do juiz titular da 4ª Vara Cível, Jorge Martins, indignado, assim como usuários, “é uma baderna institucionalizada” a operação dessas empresas atualmente. E essa baderna é de responsabilidade da prefeitura que deve providenciar a solução para a operação. Porém, não a exime da responsabilidade, como poder concedente, de ter deixado a chegar a esse ponto. O juiz reuniu os envolvidos em uma audiência e analisa encaminhar a situação à Promotoria Penal do Ministério Público para investigação.

    Contagem

    E Petrópolis está há 209 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Tá osso!

    Não tem normas sendo seguidas na Rua do Imperador, não. Principalmente no trânsito. A quantidade de carros estacionados eternamente nas baias de embarque e desembarque sem serem incomodados é grande. Ali perto do estacionamento rotativo ao lado da Caixa Econômica foi institucionalizada uma fila dupla. E ontem, para agravar, do outro lado da rua, a Comdep demarcou com cones parte da outra pista para, às 10h, fazer a manutenção dos canteiros.

    Ontem, às 10h da manhã em frente à Caixa na Rua do Imperador: carros estacionados em uma das faixas e, na outra, estreitamento para serviço da Comdep.

    Natal Imperial

    É como a gente falou: como não foi planejado com antecedência, o Natal Imperial vai organizar as atrações semanalmente, sempre em cima da hora, do jeito que der. Teve programação no final de semana, anunciada na sexta e agora se aguarda a programação do próximo final de semana. Nas redes sociais e site do evento nenhum atração é divulgada com antecedência.

    Explicação

    Falando nisso, a prefeitura crê que é o suficiente espalhar objetos iluminados pelas ruas que tá pronta a decoração. De dia estas estruturas não funcionam bem como decoração. Deve ser por isso que as luzes nas árvores estão sendo mantidas acesas até de dia…

    Como sempre

    Neste caso a falta de programação – a prefeitura deixou para organizar o Natal Imperial na última hora – os distritos parecem que não pertencem à cidade, ainda que abriguem mais de 100 mil moradores. Não tem uma lâmpada de Natal colocada pela prefeitura e nem uma atração cultural prevista até agora.

    E a Fazenda Vira Mundo, no Brejal, reunindo a garotada em mais uma das atrações de seus projetos ambientais-sociais: o Jogo da Sucata que ensina brincando a preservação por meio da reciclagem. Foto de Leonardo Fragoso.

    Ai, ai

    Interessante que a Câmara de Vereadores anunciou que o “presidente da Câmara e representantes de comissões legislativas marcaram presença em audiência especial sobre a PetroIta e a Cascatinha na 4ª Vara Cível”. Mas isso não é evento social para ‘marcar presença’, não.  Eles foram con-vo-ca-dos. E mesmo que não tivessem sido, era o mínimo.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas