• Rússia suspenderá fornecimento de eletricidade à Finlândia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/05/2022 14:16
    Por André Marinho / Estadão

    A Rússia suspenderá o fornecimento de eletricidade à Finlândia por falta de pagamento a partir de amanhã, informou a RAO Nordic, subsidiária da empresa russa Inter RAO. O anúncio acontece dias após líderes finlandeses sinalizarem apoio à entrada do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

    Segundo a Fingrid, operadora do sistema nacional de transmissão, o suprimento de eletricidade na Finlândia não está sob ameaça, uma vez que as importações russas representam cerca de 10% do consumo total no país.

    “A falta de importação de eletricidade da Rússia será compensada importando mais eletricidade da Suécia e gerando mais eletricidade na Finlândia”,garantiu o vice-presidente sênior de operações do sistema de energia da Fingrid, Reima Päivinen.

    O processo de adesão da Finlândia à Otan não foi citado como motivo para a suspensão, mas a Rússia ameaçou tomar medidas retaliatórias de naturezas militar e política. A Suécia também indicou que deve solicitar entrada na aliança. As medidas rompem com décadas de neutralidade das nações nórdicas, em meio aos efeitos da invasão russa da Ucrânia.

    Últimas