• Rua Manacá, em Itaipava, está sem passagem de veículos e pedestres devido a obra inacabada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/10/2023 18:34
    Por Helen Salgado

    Moradores da Rua Manacá, em Itaipava, estão sem passagem desde a madrugada deste domingo (1º), devido a um procedimento inacabado da Águas do Imperador na localidade. O problema foi agravado com as intensas chuvas que atingiram Petrópolis nesta madrugada.

    Foto de quarta-feira (27) mostrando o acúmulo de terra deixado às margens da rua
    Foto: Divulgação

    “Nosso direito de ir e vir foi vetado pela irresponsabilidade da Águas do Imperador que não finalizou a obra”, diz uma moradora, que preferiu não ser identificada. No local, moram cercam de 45 pessoas, entre idosos, crianças e deficientes.

    Segundo ela, as equipes da concessionária foram fazer uma instalação da rede de água, pois os moradores tinham somente água de mina compartilhada. No entanto, não finalizaram a obra, que teve início na quarta-feira (18), deixando a rua inacessível.

    “Vale ressaltar que de um lado da rua, é uma ribanceira, o que só aumenta o risco. Nem carro com tração está conseguindo passar. A pé então, impossível”, afirma.

    Ainda de acordo com a moradora, os funcionários da Águas do Imperador começaram as obras pela parte de cima da rua, sem nenhuma comunicação. O fato impediu os residentes da parte alta da via de saírem ou voltarem para casa.

    Na quinta-feira (26), as equipes finalizaram as intervenções até a parte de baixo da rua e informaram que passariam a máquina na sexta-feira (27). Além disso, jogariam brita para segurar a terra, mas não retornaram para realizar o serviço.

    “Acumularam toda a terra retirada para passar a tubulação na lateral da rua. Como previsto e alertado, a terra está descendo”, diz a moradora preocupada.

    Neste domingo (1º) aconteceu a votação para o Conselho Tutelar e os eleitores não conseguiram sair para votar devido ao problema. “Um dia tão importante para a votação do conselho tutelar e ninguém daqui pôde votar”, lamenta.

    Os moradores tentaram contato com a Defesa Civil do município. Foi informado a eles que as equipes não podem realizar intervenções na rua, pelo fato do problema ter sido causado pela Águas do Imperador.

    O que diz a Defesa Civil

    Procurada, a Defesa Civil informou que uma equipe foi deslocada para o local para avaliação. Por meio do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (Cimop), a secretaria acionou a concessionária Águas do Imperador, responsável pela obra.

    O que diz a Águas do Imperador

    A Águas do Imperador informou à Tribuna que, apesar da instalação das redes ter sido finalizada, as equipes ainda irão terminar o procedimento e que, nesta segunda-feira (2), pela manhã irão levar o caminhão com o material para pavimentar o local e normalizar a situação na rua.

    Sobre as equipes não estarem trabalhando no local na sexta-feira (27), a concessionária informou que procedimentos internos precisaram ser realizados antes de finalizar a obra.

    Últimas