Rua Adão Braun, no Centro, ainda tem barreira e poste pendurado
A Rua Adão Braun, localizada no Centro de Petrópolis, próximo à Rua Santos Dumont está parcialmente destruída e prestes a cair desde o dia 25 de fevereiro. Além disso, os postes do local estão caídos e ainda assim com a energia elétrica ativa, o que tem sido motivo de preocupação devido ao risco à população da região. Moradores pedem intervenções urgentes.
Segundo José Carlos, militar veterano e morador do local há 25 anos, a Defesa Civil esteve na rua para vistoria no dia 31 de março. No laudo há a solicitação para que a Secretaria de Obras faça a contenção da encosta e resolva o sistema de drenagem da rua. Além disso, foi recomendado que a Enel faça a reestruturação do poste caído com rede elétrica ativa que oferece grande risco aos moradores. O encaminhamento foi feito, mas até o momento, nenhum dos órgãos compareceram.
Hérica Brückmann é proprietária da única casa que foi afetada pelo desabamento e é moradora do bairro há seis anos. Ela conta que o sentimento é de impotência e frustração pelo descaso dos órgãos responsáveis na cidade. “A gente sai de manhã com a casa arrumada, limpa, faxinada e não pode voltar mais. Hoje eu tenho a minha casa, que é um patrimônio bem simples. Isso é tudo que eu tenho”. Hérica é mãe solteira de dois filhos, é sozinha na cidade e possui amigos que a ajudam, mas afirma que, neste momento, precisa de uma ajuda estrutural porque o terreno da sua casa caiu por inteiro com vigas e pedras.
Liminar judicial
Moradores relatam que a rua está toda comprometida, o que atrapalha a passagem de maquinários. Eles afirmam que, antes mesmo da tragédia, já havia uma liminar judicial que solicitava que a rua fosse refeita, mas nunca foi cumprida. “Essa rua aqui é uma tragédia anunciada. É claro que isso aqui vai dar problema. É uma sensação de descaso muito grande, a gente se sente ninguém. A impressão que eu tenho é que eu nunca mais vou ter a minha casa de volta”, desabafa Hérica.
Resposta
Questionada pela Tribuna, a Prefeitura de Petrópolis informou que a Secretaria de Obras fará vistoria no local para melhor avaliação sobre as intervenções necessárias na região. E a Enel Distribuição Rio informou que fará a manutenção dos postes no local mencionado até o fim desse mês.