• Rua 13 de Maio pode se tornar um Corredor Cultural

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/05/2022 19:22
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Empresários da Rua 13 de Maio apresentaram nesta segunda-feira (02), ao prefeito e secretários do município, um projeto de implantação de um Corredor Cultural que conta com intervenções urbanísticas e de segurança. Entre as ações estão a instalação de câmera integrada ao sistema da Prefeitura, melhorias na iluminação pública, padronização das calçadas, colocação de gradis nos locais onde funcionam os rotativos, instalação de jardineiras e a extensão do Circuito de Esporte e Lazer para a Rua 13 de Maio aos domingos. 

    “A desordem urbana, principalmente às sextas-feiras, espanta os nossos clientes além de prejudicar os moradores. Ficamos felizes em saber que as portas estão abertas e o poder público está disposto a contribuir com o projeto. A Rua 13 de Maio gera 130 empregos diretos e a nossa intenção é garantir um local de diversão seguro e tirar essa impressão negativa”, comentou o empresário Augusto Pellegrini. 

    Durante a reunião, o Executivo municipal também apresentou algumas sugestões como a realização de eventos culturais gratuitos em outros pontos do Centro Histórico; mudanças nos horários da limpeza urbana e a instalação de mais coletoras; campanhas de conscientização para deixar a rua mais limpa; coleta seletiva; entre outras. “Vimos que a política de repressão não é o caminho e o que precisamos é criar políticas públicas mais estruturantes e que falem diretamente com a juventude”, disse Jean Marques, coordenador de políticas públicas para a Juventude. 

     A presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu também falou sobre a reabertura do Centro de Cultura como forma de envolvimento dos jovens. “Encontramos o Centro de Cultura com problemas graves, como os banheiros em estados deploráveis e o cinema fechado desde 2018. Estamos fazendo os reparos necessários para reabrir esse espaço que deve ser ocupado pelos jovens. Devemos oferecer mais opções de lazer e entretenimento para atrair essa juventude”, comentou Diana. 

    Participaram do encontro a secretária chefe de Gabinete Luciane Bomtempo, diretor presidente da Comdep, Leonardo França, o secretário de Administração Ramon Mello. Um grupo de trabalho foi formado e a intenção é que os encontros aconteçam agora quinzenalmente.  

    Últimas