Rotatória é apresentada como solução para ligação Bingen-Quintandinha
O geólogo Johannes Hinrich Stein protocolou na Prefeitura a sua proposta para criação da ligação Bingen/Quitandinha, sem passar pelo Bairro Amazona e muito menos pelo Parque São Vicente, que na avaliação dele, não oferece nenhuma infraestrutura para um grande fluxo de veículos. Na sua avaliação, a melhor solução é a criação de uma rotatória em frente a Casa do Alemão, para que os carros vindos do Bingen utilizem uma das mãos do trecho da BR-040, que ficaria em mão dupla.
Com o protocolo, Johannes Hinrich Stein pede uma reunião com o prefeito Bernardo Rossi, com a presença de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Companhia Petropolitana de Transportes (CPTrans) e outros órgãos envolvidos com o projeto. Ele espera que, antes da aprovação do projeto apresentado pela CPTrans junto a ANTT, possa ocorrer a reunião com o prefeito para apresentar o projeto da rotatória com mão dupla, na BR-040, passando pelo túnel.
Conforme projeto de Johannes Hinrich Stein o trecho da BR-040, usado atualmente em direção ao Rio de Janeiro ou Itaipava, pelo Quitandinha, passando pelo túnel, que possui três faixas, passaria a ser mão dupla, permitindo a ligação com o Bingen e vice-versa. Para que isto ocorra, Johannes Hinrich Stein defende a criação da rotatória, aproveitando que o trecho antes e depois do pórtico do Quitandinha será municipalizado.
O analista ambiental, Cássio E. S. Benites, autor do projeto junto com Stein, também se posiciona contra ao projeto Bingen/Quitandinha passando pelo Amazonas, passando pelo Parque São Vicente. “Há uma APA neste trecho e ele não oferece infraestrutura adequada para o volume de veículos que transitarão. Sem contar que, este trecho funciona em mão dupla, oferecendo riscos, pois sua largura é inadequada para o transito. Há um trecho na pista em 'S' que caminhões não farão. Já houve acidentes gravíssimos no passado, com caminhões caindo desta rua, numa altura acima dos 30 metros”.
O projeto apresentado, aproveita a proposta apresentada por Nelson Sabrá e Antônio Elias, invertendo o trecho 500 metros após o túnel Quitandinha, que hoje é descida para o Rio e teria a mão de retorno para Quitandinha, vindo do Bingen. A partir deste trecho, a BR-040, passando pelo túnel ficaria em mão dupla até a rotatória.