• Rompimento de tubulação hidráulica deixa dois pavimentos alagados no condomínio do Vicenzo Rivetti

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  • 09/08/2021 20:01
    Por Luana Motta

    O rompimento de uma tubulação de abastecimento de água do Conjunto Habitacional Vicenzo Rivetti alagou dois pavimentos do bloco 3. Foram pelo menos dois apartamentos prejudicados. Os moradores tiveram que fazer buracos nas paredes para o escoamento da água. Apesar do susto, de acordo a vistoria do engenheiro da Secretaria de Obras, não houve dano estrutural ou risco ao empreendimento. Equipes da Defesa Civil e da Assistência Social também estiveram no local.

    Moradores disseram que as infiltrações no bloco 3 (condomínio 1) não são recentes e acreditam que esse possa ter sido o início do rompimento da tubulação. De acordo com os relatos o vazamento começou na noite de domingo, e na manhã desta segunda-feira, a tubulação se rompeu. Além disso, o bloco 4 também foi afetado. Foi preciso quebrar parte do piso para tentar sanar o vazamento. Os dois blocos tiveram a energia elétrica interrompida e os moradores foram aconselhados a passar a noite em um dos pontos de apoio da Prefeitura ou casa de familiares.

    Em uma foto enviada por um morador de outro bloco dá para ter a dimensão da quantidade de água que invadiu os apartamentos. Uma moradora contou que havia muita lama e barro no bloco 4, e uma gestante precisou ser retirada do seu apartamento. “No bloco 4 também é visível que possivelmente aconteça, por que está ocorrendo o mesmo problema de infiltração de água, que começou no 3, e olha o que aconteceu”, disse uma moradora.

    A Prefeitura informou à Tribuna que assim que tomou conhecimento sobre o problema, acionou a concessionária Águas do Imperador, responsável pelo abastecimento no local, e a Caixa Econômica Federal, que é a responsável pelo empreendimento.

    Uma equipe da Defesa Civil e um engenheiro civil da secretaria de Obras foram até o Condomínio Vicenzo Rivetti vistoriar os imóveis. Os agentes identificaram o rompimento de um barrilete (no solo), ou seja, o conjunto de tubulações hidráulicas, que faz a distribuição de água para o bloco 3 (condomínio 1). Além disso, foi identificada a formação de um bolsão d’água, que acabou infiltrando pelas paredes e pelas instalações elétricas.

    “A análise técnica não constatou dano estrutural ou risco ao empreendimento. No entanto, as instalações elétricas, não apenas no bloco 3, mas também no bloco 4, por medida de segurança, foram desligadas. Os quadros de energia serão religados após um período de 24h. Amanhã (10) um eletricista irá ao local verificar a situação da instalação elétrica dos prédios. A previsão é de que, se não for constatado dano aos equipamentos, a energia seja restabelecida nas unidades. Equipes da assistência social já foram acionadas para dar apoio às famílias”, informou a Prefeitura.

    Município notificou a Caixa sobre problemas nas unidades

    Desde as primeiras mudanças para os novos apartamentos, em julho do ano passado, os moradores vem relatando os problemas estruturais em vários apartamentos: como infiltrações nos banheiros, rede elétrica, e falta de acabamentos.

    A Prefeitura informou que após vistorias realizadas neste ano, notificou a Caixa Econômica sobre problemas estruturais apontados por moradores. Segundo a Prefeitura, a notificação cobra a adoção de providências para que construtora responsável faça os reparos necessários no condomínio e também nos imóveis.

    O que diz a Caixa Econômica

    Em resposta à Tribuna nesta terça-feira(10), a Caixa informou que os três condomínios do Conjunto Habitacional Vicenzo Rivetti foram contratados no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa I- Recursos FAR. As obras foram concluídas e entregues em outubro de 2020 pela empresa AB Empreendimentos Ltda. No entanto, a AB Empreendimentos Ltda, responsável pelo empreendimento, deixou de atender às demandas realizadas pelos beneficiários através do Programa De Olho na Qualidade, motivo pelo qual ela e seus sócios estão impedidos de operar em novas operações com o Banco.

    Diante disso, houve rescisão contratual e a CAIXA iniciou processo licitatório, que está em andamento, para contratação de nova empresa, à luz das regras do Programa, para efetuar os reparos necessários.

    Quanto às reclamações relatadas pelos moradores, a CAIXA informa que enviou profissional de engenharia ao local na data de ontem (09/08), que não identificou riscos estruturais. Informamos ainda que hoje (10/08) nova equipe técnica foi encaminhada ao residencial para avaliar as condições e providências necessárias para resolução do problema.

    A CAIXA reforça que disponibiliza o canal De Olho na Qualidade para atendimento das reclamações sobre possíveis vícios construtivos nos imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida, por meio do telefone gratuito 0800-721-6268 ou através do site da CAIXA (www.caixa.gov.br) na opção Fale Conosco, no qual a construtora é acionada para promover os reparos de sua responsabilidade.

    ** Matéria atualizada nesta terça-feira (10/08), às 17h34.

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