• Rompimento de redes de água e esgoto prejudica moradores do Alto da Serra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/02/2020 14:47

    Desde o ano passado, moradores da Rua Romeu Sutter, no Alto da Serra, vêm sofrendo transtornos com o rompimento das redes de águas pluviais e de esgoto. Com o problema, a via fica coberta de barro e, em dias de chuva, se torna um verdadeiro rio de lama que, combinado ao mau cheiro de esgoto, torna a situação ainda mais desagradável.

    A advogada Mirian Farias Costa, de 54 anos, é uma das prejudicadas com o problema. “O esgoto acaba ficando na porta da minha casa. Os moradores aqui acabam limpando. Quando chove, fica com aquela lama que não para de descer e sobe um mau cheiro muito forte. Quando não chove e faz calor, é muita poeira que acaba indo para dentro das nossas casas e faz muito mal”, disse.

    A quantidade de terra é tanta que alguns veículos sofrem para subir o trecho: “Alguns carros têm que subir a rua de ré, pois acabam não tendo tração suficiente por conta da terra”, contou.

    De acordo com a moradora, o problema vem acontecendo desde o ano passado, assim como as reclamações. A questão é que as solicitações não têm sido atendidas: “O problema começou no final do ano passado e, desde então, vivemos reclamando. O problema é que falamos com a Prefeitura, mas eles jogam a responsabilidade para a Águas do Imperador, que acaba jogando de volta para a Prefeitura. Fica nesse empurra-empurra e ninguém resolve nada”, relatou.

    Outro problema citado pelo engenheiro e advogado Paulo César Costa, de 61 anos, que também mora na localidade, refe-se à frequência com que manilhas que cortam a rua se quebram. Ele acredita que a quebra se deva ao fato de serem atingas e não acompanharem o desenvolvimento da região. “Passa caminhão com frequência e o fluxo de carros é muito grande. As manilhas da rua são muito antigas e pequenas. Na época que foram construídas, não tinha nem metade da quantidade de casas que tem agora. O fluxo aumentou muito e a estrutura não acompanhou esse crescimento”, disse.

    A Prefeitura informou por meio de nota que o reparo deve ser realizado pela Águas do Imperador ainda esta semana. A Secretaria de Obras vai verificar a necessidade de melhorias na rede de águas pluviais.

    A Águas do Imperador, até o fechamento da reportagem, não enviou resposta.

    Leia também: Vândalos espalham lixo pela rua e jogam coletoras dentro do rio na Mosela

    Últimas