Rodas de leitura quinzenais abertas ao público
Pelo quinto ano seguido a Casa de Cláudio de Souza receberá as Rodas de Leitura ministradas pela professora Francisca Valle. O evento, que é aberto ao público, iniciará amanhã, das 18h às 20h, e conta com a parceria da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga.
Este quinto ciclo terá como tema “Contos de autores brasileiros, variados períodos e estilos”, diz a coordenadora da Roda de leitura e pedagoga, Francisca. Segundo ela, serão 12 encontros, com duas horas de duração, que acontecerão quinzenalmente, sempre às quartas-feiras. A intenção é despertar o prazer pela leitura, compartilhando-a, explica a profissional.
As rodas de leitura são gratuitas, bem como todos os eventos realizados na Casa de Cláudio de Souza. Os integrantes que possuírem 75% de presença nos eventos ganharão um certificado de participação. Serão oferecidas 15 vagas e as inscrições poderão ser feitas através do e-mail: franciscadepvalle@gmail.com.
Desta vez a palestrante será Maria Francisca de Pinho Valle, licenciada em Música e Pedagogia com especialização em artes na educação. Trabalha desde 2006 na Fundação Cultural Lygia Bojunga com Projetos de Leitura Literária e Formação de Mediadores da Leitura.
O primeiro encontro de Roda de Leitura foi realizado em 2012 e, devido ao sucesso de público, os organizadores decidiram dar continuidade no segundo semestre. Lygia Bojunga foi a escritora a ser explorada nos primeiros encontros que hoje se estendem a diversos escritores.
A escolha da Casa de Cláudio de Souza também não foi por acaso. De acordo com Francisca Valle, além do simbolismo de ter sido a casa de um importante literato brasileiro, é importante utilizar o espaço de forma a levar a própria comunidade local a conhecê-lo. “É um espaço cultural belíssimo e o mais importante é que o titular da casa fez questão de que se transformasse em um local para atividades ligadas às artes”, afirmou a pedagoga.
A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Mais informações pelo telefone (24) 2231-5156..