• Rock the Mountain: um festival que une sustentabilidade, música, moda, cultura e diversidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Entre plantação de árvores, reciclagem, eco-copos e redução na geração de resíduos, Rock The Mountain tem como prioridade gerar o menor impacto ambiental possível

    23/04/2022 14:33
    Por Helen Salgado

    O Rock The Mountain, festival de música que teve início nos dias 16 e 17 de abril, acontece novamente neste final de semana no Parque de Exposição em Itaipava. O evento possui muitos diferenciais, dentre eles a sustentabilidade. Pensando nisso, em seu segundo ano consecutivo o Projeto Água, ONG de conscientização dos recursos hídricos, está em parceria com o RTM para levar conscientização ao público.


    As iniciativas que visam gerar o menor impacto ambiental surgiram em 2019 quando o Projeto Água também esteve no festival colaborando no plantio de árvores. Neste ano, o principal objetivo da parceria é conscientizar o público da importância de plantar uma árvore, frisar os benefícios que essa ação traz para o meio ambiente e mostrar como é importante ter esse vínculo de festival de música com uma pegada ambiental dentro de Petrópolis, que é uma cidade rica em biodiversidade. “Se a alma do Rock The Mountain passa pelo contato com natureza, temos que ter todo o respeito e cuidado com ela. Então o festival tem um apelo sustentável que para nós é primordial. Investimos na compra de créditos de carbono para anular toda a emissão do evento. Trabalhamos muito para fazer um festival aterro zero: mais de 90% dos resíduos vão para reciclagem junto às cooperativas locais, que são nossas parceiras de primeira ordem”, explica Ricardo Brautigam, idealizador e realizador do RTM.


    Além da conscientização, o Projeto Água também está colaborando no plantio de mudas de árvores da Mata Atlântica. Em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, 80 mudas de árvores serão plantadas no parque em locais indicados pela Secretaria do Meio Ambiente e pela coordenação do evento “A gente veio para trazer a educação ambiental com esse plantio. O nosso foco é levar conscientização para o público através do plantio simbólico”, diz Pamela Mércia, gestora ambiental e diretora de Meio Ambiente do Projeto Água.


    Além dessa iniciativa, o festival conta com reciclagem de resíduos em parceria com a Do Bem, redução na geração de resíduos, Eco-Copo (sem copos descartáveis), Educação Ambiental junto à comunidade e água para todos (bebedouros gratuitos). Para contribuir com a sustentabilidade também na pecuária, o evento conta uma praça de alimentação 100% vegana “Seria um pouco hipócrita levantarmos a bandeira da sustentabilidade sabendo o que acontece na indústria pecuária, um dos maiores vilões do meio-ambiente.

    Então fomos atrás de parceiros para viabilizar a realização de um festival 100% vegano. Algumas pessoas dizem que cortar a proteína animal do evento é radical. Respondo que se ficarmos um ou dois dias sem comer carne, juntos, somos capazes de gerar um impacto positivo muito grande. Além disso, conseguimos reunir centenas de opções que são não apenas saudáveis e gostosas, mas acessíveis”, diz o idealizador do evento.

    Programação

    O segundo fim de semana de evento promete muita agitação e alto astral para Itaipava. Neste sábado a programação tem início às 13h no palco Estrela com a banda Tuim. À noite, quem comanda o festival é Djavan, Caetano Veloso, Black Alien, Tropkillaz, Mateus Carrilho e muitos outros. Já na line up de domingo, estão grandes nomes da música brasileira como Gal Costa, Silva, Criolo, Baiana System, Alceu Valença, Marina Sena, Djonga e mais. Ainda há tickets disponíveis para esse sábado e domingo.

    Para garantir o seu, basta entrar no site do festival: https://www.rockthemountain.com.br/.

    Últimas