Rocambole: leitura e oficina criativa em homenagem ao Dia dos Papais
Para comemorar o Dia dos Pais, a Semana do Folclore e o Dia Nacional das Artes, a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) terá uma programação com muitas novidades para o público infantil no mês de agosto. Os pequenos, além de ouvir várias histórias divertidas, poderão explorar o acervo da biblioteca e participar de oficinas criativas que estimulam a atenção e o desenvolvimento social. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. O Museu fica na Rua da Imperatriz, nº 220.
Hoje (02) e amanhã(03), das 14h às 15h, haverá a leitura do conto popular “A galinha ruiva”, com versão de André Koogan Breitman. Posteriormente, as crianças poderão explorar livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.
A obra fala de uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos em uma fazenda. Um dia ela encontrou uma porção de grãos de trigo e procurou ajuda entre seus amigos para plantá- los, porém ninguém quis ajudar. Assim, a galinha plantou tudo sozinha. A ideia era fazer um delicioso pão.
Depois dos trigos crescidos, ela, novamente, pediu a ajuda dos amigos para colher e debulhar o trigo e fazer a farinha. Novamente, ninguém quis ajudar! Também não quiseram fazer e assar o pão, deixando a galinha fazer tudo sozinha. Quando o pão ficou pronto todos quiseram comer, mas a galinha deu uma boa resposta a todos que não quiseram ajudá-la. Como será que acabou essa história?
Em homenagem ao Dia dos Pais, em 4 de agosto, das 14h às 15h, a garotada poderá conhecer a história “Papai é meu”, de Ilan Brenman, em seguida será proposta uma oficina criativa. Neste livro, duas irmãs disputam o amor e a atenção do pai. A narrativa mostra o resultado deste confronto familiar e as consequências de um momento em que duas garotinhas ciumentas puxam os braços do pai, cada uma posicionada em uma das laterais de seu corpo. O que será que aconteceu?