Robótica Sustentável: Projeto do Ciep Cecília Meireles conquista primeiro lugar em concurso
O Projeto Robótica Sustentável conquistou o primeiro lugar no Concurso Aprendizagem Solidária – Experiências que Transformam na categoria 1 – Instituição de Educação Base Pública. O projeto nasceu no Ciep Cecília Meireles, em Corrêas, com a turma do segundo ano do ensino médio e tem como objetivo reciclar lixos eletrônicos.
A professora e idealizadora do projeto, Iulie Toman, explica que a proposta era trabalhar robótica, mas que, inicialmente, havia poucos recursos.
“Então, em conjunto, passamos a pesquisar como pôr em prática vivências iniciais diante da realidade. Pensamos, então, em sucata pois existem trabalhos muito interessantes nessa área. Os próprios alunos se dispuseram a buscar formas de desenvolvermos a proposta através de dicas online, etc”, conta.
Foi em uma conversa com os alunos que surgiu a ideia de unir a sustentabilidade e a robótica a partir do descarte de aparelhos eletrônicos.
“A ação passou a ser ampliada e se tornou com características de projeto, com investigação, processo de desenvolvimento, objetivos e protagonismo estudantil”, lembra a professora.
A escola, localizada em Corrêas, acolhe os alunos vindo de diversos bairros de Petrópolis. Pensando nisso, eles decidiram que a escola poderia ser um ponto de coleta de lixo eletrônico. Para divulgar a ideia, os alunos criaram panfletos e distribuíram nos bairros.
Para que o projeto pudesse ter ainda mais dinamismo, Iulie convidou o animador cultural, Mestre Índio, para fazer parte desse grande sonho da turma 2004. Além dele, houve também a parceria com o Sr. Paulinho, que trabalha com coleta de resíduos no bairro da Glória e possui um depósito na localidade. Ele passou a fornecer lixo eletrônico e chegou a receber os alunos e a professora no depósito por duas vezes.
“Houve divulgação no bairro da Glória e o encontro com moradores que super acolheram a proposta do projeto. Temos diversos alunos na escola que residem no bairro também”, diz Iulie.
Concurso Aprendizagem Solidária
A Aprendizagem Solidária é uma proposta que promove o protagonismo dos estudantes, para contribuir com a resolução de problemas concretos e com a melhoria das aprendizagens.
O concurso teve as categorias: Instituição Pública da Educação Básica, uma Instituição Privada da Educação Básica e uma ONG tendo sido selecionada um 1º lugar de cada categoria. A premiação é para investimento no projeto (R$ 5 mil) e formação / acompanhamento das experiências.
Para a professora, a possibilidade de inscrição no concurso foi uma jornada árdua. “Esse concurso teve a característica de permitir projetos que estivessem em desenvolvimento, pois a construção é trabalhada através da formação e acompanhamento da RAIS: Rede de Aprendizagem e Inovação Solidária. Foram diversas etapas de produção e avaliação. Um desafio que estivemos trabalhando bastante”, lembra.
Além do primeiro lugar no concurso, Iulie fala com orgulho que parcerias foram conquistadas e agora, a turma está tendo aula sobre o tema: Arduino na prototipagem e desenvolvimento de novos projetos de automação e robótica.
“O prêmio com certeza ampliará as possibilidades de visibilidade da escola, do bairro e de termos recursos e parcerias na ampliação do projeto. Nossa escola tem a característica de trabalhar com diversos assuntos em projetos justamente porque essa construção é feita a partir e com os estudantes. As metodologias ativas permeiam nosso âmbito educacional”, finaliza.