Roberto Vicente Krepker Gonçalves é o novo presidente do CMDCA para o biênio 2020-2022
“Papel cumprido, porém, missão ainda incompleta. Precisamos de tempo para transformar e novos desafios surgem a todo momento, exigindo a nossa presença pensando no futuro da nossa cidade e do nosso país!”. Foi assim que o secretário Chefe de Gabinete, Renan Campos, se despediu da presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A reunião, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (09.03), na Casa dos Conselhos, elegeu por unanimidade Roberto Vicente Krepker Gonçalves como novo presidente e como vice Gilson Domingos da Silva, e também foram empossados sete novos membros titulares e suplentes, representantes da sociedade civil.
Os alunos da Escola Municipal Abelardo de Lamare abriram o evento com uma apresentação musical. A unidade que atende 293 crianças do Caxambu, realiza um trabalho da humanização dos sentimentos por meio da música. A unidade faz parte das 43 instituições cadastradas no CDMCA, que atende mais de 7 mil crianças na cidade.
Leia também: Projeto que estimula alimentação saudável e vegetal faz um ano em Petrópolis
O novo presidente eleito falou sobre a responsabilidade da posição e elogiou a gestão anterior. “Agradeço a oportunidade que a sociedade civil está me dando por esses próximos dois anos. Não tenho nenhuma crítica, só elogio para antiga gestão. Agradecemos ao prefeito e a toda equipe. Tenho certeza que continuarão a nos apoiar e assim iremos manter todo o trabalho”, destacou o novo presidente do CMDCA, Roberto Vicente Krepker Gonçalves.
Durante o encontro, o agora ex-presidente do CMDCA e secretário Chefe de Gabinete, Renan Campos, prestou contas sobre seus dois anos de gestão e apresentou todas as ações que foram realizadas. A gestão realizou festas temáticas, como Páscoa, Dia das Crianças, Festa Julina e Chegada do Papai Noel. Além das leis sancionadas pelo prefeito Bernardo Rossi, uma que garante duas barracas solidárias durante a Bauernfest para ajudar as instituições associadas e a outra que isenta as entidades e instituições do pagamento das taxas de lixo e IPTU.
No ano passado também foi realizada a eleição dos novos membros para o Conselho Tutelar e de forma inédita aconteceu com urnas eletrônicas, agilizando e dando mais transparência ao pleito. O Conselho possui o Funcria que captou doações da sociedade – pessoas jurídicas, físicas e empresas – e repasse do poder público, para atender a projetos apresentados pelas instituições. Para 2020, foram aprovados 19 projetos assistenciais, e 3 chancelados, no valor de até R$ 50 mil, que serão financiados pelo Funcria.
“Vale salientar que o valor arrecadado no Funcria equivalente aos anos de 2018 e 2019 é o maior já registrado pelo conselho: R$ 3.283.352,69. Parte desses recursos viabiliza projetos colocados em práticas por instituições que fazem parte do CMDCA – as instituições comprovam regularmente o uso dos recursos através das prestações de contas. É um trabalho muito sério, que faz uma diferença enorme para crianças e adolescentes”, completa Renan Campos.
Segundo o promotor da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Vicente de Paula Mauro Junior, esta gestão foi muito importante para o desenvolvimento do CDMCA.
“Esta gestão foi melhorando as ações e foi muito proveitosa e o conselho evolui em vários aspectos. O aumento de parceria é um reflexo do bom trabalho que foi realizado. O resultado das contribuições mostra a confiança que o conselho possui perante as instituições e pessoas comuns. É um trabalho sério que fiscalizamos de perto”, frisou o promotor.
Participaram da reunião procurador Geral do Município, Sebastião Médici; a secretária de Educação Márcia Palma; a secretária de Saúde Fabíola Heck; o diretor-presidente da Comdep, Wagner Silva; assessor especial de Governo, Rodrigo Bueno e o Diretor-Presidente do Instituto de Cultura e Esportes – IMCE Renato Freixela.