RJPET realiza neste sábado, campanha de adoção de animais na Zona Oeste do Rio

18/jun 13:26
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Neste sábado (19), a RJPET, subsecretaria vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, promove uma feira de adoção, das 11h às 15h, no Bangu Shopping, na Zona Oeste do Rio. O evento busca incentivar a adoção responsável de animais abandonados e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados necessários para garantir a qualidade de vida dos pets. Para quem está em busca de um amigo de quatro patas, essa será uma ótima oportunidade. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Agricultura, que é responsável pelas políticas públicas de proteção e bem-estar animal.

Nesta edição, estarão disponíveis para adoção 12 cães e dez gatos. A realização do evento seguirá os protocolos sanitários para evitar aglomerações, além da obrigatoriedade do uso de máscara e de álcool em gel para higienização das mãos.

“Nas nossas campanhas, procuramos destacar as responsabilidades que vêm com a adoção de um bichinho e a importância do planejamento para receber o novo companheiro da família. Nas últimas edições no Bangu Shopping, tivemos cerca de 10 adoções por dia e acreditamos que as campanhas permanentes vêm despertando nas pessoas o desejo consciente de levar um animal de estimação para casa”, disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47,9 milhões de lares brasileiros têm a presença de cães ou gatos. A convivência com um animal de estimação traz diversos benefícios à saúde física e mental, como a diminuição do estresse e da solidão, o aumento da carga de atividade física, a melhora da autoestima e, até mesmo, um auxílio para superar o luto.

Para levar um amigo peludo para casa, o interessado em adotar deverá apresentar identidade, CPF e comprovante de residência, além de passar por uma entrevista e assinar um termo de responsabilidade.

Últimas