• Risco de queda de eucaliptos preocupa moradores no Cascatinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/01/2021 08:02
    Por Davi Assis*

    A iminente queda de eucaliptos têm preocupado diariamente moradores da Vila Operária, no bairro Cascatinha, em Petrópolis. Uma árvore, de aproximadamente 13 metros de altura já havia caído na localidade no dia 09 de janeiro deste ano, atingindo e danificando dois carros que estavam parados próximo ao local.

    “Quando houve a queda desse eucalipto, na semana retrasada, acionamos a Defesa Civil, eles vieram e isolaram o local. Conseguimos também com muito custo acionar o Corpo de Bombeiros. Eles botaram uma lona de aproximadamente 22 metros na encosta. No entanto, disseram que precisariam de mais 30 metros, mas que isso não era da alçada deles, e sim, da Defesa Civil. Tem ficado uma situação bem complicada, pois não sabemos a quem podemos recorrer, pois um fica jogando a responsabilidade para o outro e nenhuma medida efetiva é tomada. Quando começarem o período das fortes chuvas, todos os eucaliptos virão abaixo e o estrago será grande”, contou a moradora.

    Ainda segundo a moradora, desde 2003, eles temem problemas com a queda dos eucaliptos, no entanto, nenhuma medida efetiva é tomada na localidade.

    Procurada pela Tribuna, a prefeitura informou que “uma equipe da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias esteve no local na sexta-feira passada (15) avaliando a situação. Na ocasião, os moradores foram orientados a solicitar uma equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente para avaliar a situação.”

    A nota informa ainda que “o Meio Ambiente fará a vistoria nos próximos dias, e caso seja necessário, a Comdep será acionada para retirar a árvore.”

    *Estagiário sob supervisão

    Últimas