É comum presenciar animais de grande porte abandonados na Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, que liga Petrópolis a Teresópolis. Nesta quarta-feira (30), a Tribuna recebeu imagens de um cavalo que estava desde a manhã até o início da tarde na estrada. O local recebe um fluxo intenso de carros, motos e, principalmente, caminhões. Com a circulação de animais de grande porte, aumenta consideravelmente o risco de acidentes graves.
Nas últimas semanas, a Tribuna recebeu a denúncia de duas vacas abandonadas próximo à entrada do Vale do Cuiabá. Na ocasião, um dos animais estava em uma curva fechada.
Outra denúncia recebida pela nossa equipe foi de um grupo de animais de grande porte na Estrada Ministro Salgado Filho, próximo à Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues. Na imagem, ao menos cinco animais de grande porte estavam no local. Os veículos que passavam precisavam disputar espaço com os bovinos.
O problema se agrava no período da noite quando a visibilidade dos motoristas é reduzida e fica mais difícil identificar os animais na estrada.
Para situações como essa, a Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) esclarece que a lei municipal 7.410, de 2016, proíbe a circulação e a permanência de animais de grande porte em locais públicos, vias públicas e terrenos baldios.
Como disposto na lei 7.410/2016, os responsáveis pelas infrações estão sujeitos a multas e à apreensão dos animais. O telefone para denúncias é 2222-7560.