• Rio Limpo: trecho do Piabanha recebe dragagem pelo programa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/11/2019 16:50

    Teve início nesta segunda-feira (18), em Petrópolis, o programa Rio Limpo 2019, com a dragagem do Piabanha próximo ao Palácio de Cristal. O serviço retira sedimentos do curso do rio que podem atrapalhar a passagem da água e gerar alagamentos. Serão usadas duas retroescavadeiras com o apoio de até quatro caminhões da Secretaria de Obras e da Comdep. O trabalho integra as ações para minimizar os efeitos da chuva na cidade e faz parte do Plano Verão municipal.

    Leia também: Denúncia do Linha Verde leva polícia a apreender balões em residência na Mosela

    Os rios ficam assoreados muitas vezes de forma natural, com areia ou terra carregados pelo vento ou pela própria água. O excesso de sedimentos diminui o espaço para passagem da água, o que causa transbordamentos em dias de chuva. O trabalho que está sendo feito serve para retirar estes materiais e melhorar o fluxo.

    O serviço de dragagem de rios também será realizado nos rios Palatinato e Quitandinha. “Esse local, aqui no Piabanha, voltou a ficar assoreado por ação da própria natureza. Por isso, estamos começando o trabalho está sendo feito mais uma vez nesse mesmo local, mas irá passar novamente por Bingen, Cel. Veiga e outros locais”, explica o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros.

    O trabalho com máquinas amplia o serviço que já é feito durante todo o ano pela Comdep, que mantém uma equipe de trabalho para retirada manual de terra, mato e lixo do leito dos rios. “Além disso, existe um cronograma para a limpeza de bueiros, também como na prevenção”, destacou o presidente da Comdep, Wagner Silva.

     

    Últimas